Presidente da AMC visita 1ª mostra laboral do sistema prisional de Santa Catarina

O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, acompanhado do juiz Pedro Walicoski Carvalho, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí, conheceu de perto, na tarde de hoje, os trabalhos produzidos pelos detentos catarinenses, expostos na 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional de Santa Catarina. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, começou ontem e termina amanhã, no auditório Lindolf Bell – Centro Integrado de Cultura, na Capital.

O juiz Pedro Walicoski levou à mostra sua experiência no acompanhamento das unidades localizadas na comarca de Itajaí, que inclui o Presídio Regional, o Presídio Feminino e a Penitenciária de Canhanduba. “Hoje nós podemos comemorar, pois o nosso índice de reincidência gira em torno de 15%. Numa unidade tradicional, esse percentual é de até 80%. Esse trabalho de humanização tem apresentado um resultado fantástico, que vem em favor da sociedade, inclusive como projeto de segurança pública”, destacou.

Como parceiro estratégico, o Poder Judiciário de Santa Catarina também teve como representante no painel que trata do Conselho da Comunidade e Políticas Laborais o juiz-corregedor Alexandre Karasawa Takaschima. O presidente da AMC ficou impressionado com a exposição. “É um trabalho que merece ser enaltecido, sobretudo pelo esforço de resgatar a dignidade desses reeducandos e contribuir para o processo de ressocialização daqueles que cumprem pena no sistema prisional catarinense”, sublinhou. 

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é demonstrar à sociedade as políticas laborais penitenciárias implementadas em Santa Catarina e debater propostas que direcionem novas diretrizes de ressocialização no sistema prisional do Estado.