Na oportunidade foram apresentadas e discutidas as políticas públicas de atenção ao usuário de drogas em geral, sua criminalização e os direitos humanos, e a atuação das comunidades terapêuticas catarinenses. Além de trabalhos de capacitação para elaboração de projetos voltados ao tema.
O representante da AMC, Antônio Carlos Bottan, pronunciou-se saudando as autoridades da mesa, os promotores do evento e os representantes dos diversos municípios catarinenses, por seus COMEN´s e COMAD´s, bem como ao Poder Executivo Estadual, pela luta contra as drogas e na prevenção de seu uso.
Bottan destacou a participação e a ansiedade da AMC em por em prática a campanha da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), levada ao ar em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, simbolizada pela expressão “Craque Nem Pensar”, idéia que hoje é incorporada pelos institutos Anti-Drogas, em âmbito estadual e nacional. “A AMC está preocupada com o avanço arrasador do uso das drogas, que, infelizmente, minam o seio de nossas famílias e de nossos colégios. E a entidade pugna, sobremodo, pela implantação de políticas públicas, neste sentido, frente a quase que incontida disseminação da droga”, enfatizou.
Destacou ainda, o projeto de Prevenção ao Uso de Drogas, autorizado pela Diretoria Colegiada da AMC, cujo autor é o juiz de Direito da comarca de Chapecó, Ermínio Amarildo Darold, deixando-se disponível para ser o interlocutor entre a AMC, autor e Conselho Estadual de Entorpecentes, onde o projeto aguarda aprovação de execução do governador do Estado.
O evento proporcionou ainda a entrega de homenagens às entidades participantes da luta pela causa, elevando assim, entre outras, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), por sua Frente Parlamentar de Combate às Drogas. O Conselho Estadual de Entorpecentes, representado por seu presidente em exercício, Jairo Brincas, e o Conselho Municipal Antidrogas de Balneário Camboriú, representado por Sérgio Valdir Souza, entregaram a homenagem ao seu representante legal, deputado Ismael dos Santos, e ao secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin.
A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú representada pelo vice-prefeito, Cáudio Fernando Dalvesco, e a Câmara Municipal de Vereadores por seu presidente, o vereador Orlando Angioletti.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado e Segurança Pública (por meio do Conselho Estadual de Entorpecentes), Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (por meio do Conselho Municipal Antidrogas), Fundação CASAN (FUCAS), Conselhos Municipais de Entorpecentes (COMEN´s), Conselhos Municipais antidrogas (COMAD´s) e Comunidades Terapêuticas.