Uma “Caminhada pela Paz” movimentou a comarca de Quilombo na manhã do último dia oito agitando a “Semana da Paz” no município. Com a participação de escolas e entidades sociais da cidade, que está comemorando 46 anos de fundação neste mês, os participantes saíram da área coberta da Praça Municipal, percorreram as principais ruas do município e retornaram ao ponto de partida.
A abertura do evento foi feita pelo padre da paróquia, que disponibilizou aos participantes uma mensagem de paz. Apresentações artísticas e culturais sobre a temática da paz completaram a abertura da caminhada.
Programação
A programação da “Semana da Paz” em Quilombo contou também com um ciclo de palestras sobre violência, drogas e paz. Todas as escolas da cidade foram contempladas pelo ciclo. Membros do Poder Judiciário local coordenaram as atividades.
No dia 10 de outubro, um pedágio com distribuição de “Mensagens de Paz”, nas avenidas centrais Cel.Bertaso e Primo Alberto Bodanese foi organizado. Já no dia 11, foi a vez da “Mostra Pedagógica” e, encerrando as atividades, no dia 12 de outubro foi realizado um passeio ciclístico que percorreu a cidade.
Semana da Paz
Em julho de 2006, a Assembléia Legislativa (Alesc) aprovou proposta de projeto de lei da AMC que criou a Semana da Cultura da Paz em Santa Catarina. Com a medida, no período entre cinco e 12 de outubro de cada ano deverão ser realizadas atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas nos diversos municípios catarinenses.
A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira no dia seis de setembro do ano passado. “Fica instituída a Semana Estadual da Cultura da Paz, a ser comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro e, para tal, adotada a Bandeira da Paz”, registrou o texto oficial. A “Semana” faz parte do projeto Agente da Paz, da AMC.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC