A Semana da Paz foi aberta oficialmente na manhã da última sexta-feira na comarca de Balneário Camboriú. Mais de cem pessoas estiveram reunidas às margens do Rio Camboriú, próximo à ponte pênsil, para o plantio de uma muda de ipê amarelo, a árvore símbolo da cidade. Foram distribuídos mais de 120 vales muda a serem retirados na Secretaria do Meio Ambiente. A proposta é, a cada ano, plantar nova espécie chamando a atenção para a preservação ambiental.
Durante o evento, foi destacada pelos presentes a importância de cultivar a paz, da união entre as pessoas e do apoio ao projeto Agente da Paz, de modo que cada pessoa se torne protagonista e atuante no meio em que vive. Participaram alunos das escolas Armando César Ghislandi, Maria da Glória Pereira, Jardim Iate Clube e CIEP Rodesindo Pavan, os integrantes do projeto Terra Limpa, Projeto Atitude Jovem, Secretaria de Desenvolvimento Regional, CONDES, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CDL, Polícias Militar e Civil, secretarias municipais e voluntários integrados ao projeto.
Durante toda a semana, haverá exposição de trabalhos escolares, no comércio e em locais públicos revelando as propostas da rede de ensino para a cultura da paz. Para professora Maria Conceição Albuquerque Garcia, coordenadora em Balneário Camboriú do Agente da Paz, é importante que a comunidade participe e prestigie a Semana visitando os locais públicos que abrigam as exposições dos trabalhos escolares sobre o tema paz. “É uma oportunidade para que os pais valorizarem os trabalhos dos seus filhos. Temos como proposta contribuir para que esta nova geração seja formada por adultos mais preparados para viver momentos de paz com o próximo, com o meio ambiente. Através da cultura da paz queremos ver o equilíbrio social’, destaca.
A programação teve sequência no sábado, com o tema ‘Esporte pela Paz’, com o Campeonato Interestadual de Bicicross. Já no domingo ocorreu nas igrejas o ‘Movimento Religioso pela Paz’. Desde segunda-feira, a programação conta com eventos conclamando a Paz na Saúde, a Paz no Trânsito, a Paz no Comércio e a Paz no Turismo até a Virada pela Paz, a partir das 8h do dia 11, quinta-feira, quando serão 24 horas de ações ininterruptas pela cidade.
O Agente da Paz é um projeto da Associação dos Magistrados Catarinenses e do Poder Judiciário de Santa Catarina. Tem como idealizadora e coordenadora geral a juíza da Vara da Infância e Juventude de Balneário Camboriú, Sônia Maria Mazzetto Moroso.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC