Mais de 200 pessoas compareceram, na noite de 06 de junho, ao lançamento do Projeto Agente da Paz na comarca de Capinzal. O evento foi realizado no Centro Educacional Celso Farina, onde foi apresentada a iniciativa e abordado o seu objetivo de substituir a cultura da violência por uma cultura da paz.
é o coordenador do projeto na comarca
“Como serão belas as nossas cinco cidades após 10 ou 15 anos de intensas programações do Agente da Paz. Teremos adultos administrando empresas; como profissionais liberais, pais e mães, professores, políticos que passaram toda a adolescência e a juventude inseridos em programas do Agente da Paz. Sem dúvida, será uma sociedade bem melhor do que esta em que nós somos os protagonistas”. O magistrado destacou ainda o trabalho contínuo desenvolvido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), no sentido de promover essa cultura da paz, “A partir de agora, seremos, todos nós, parceiros dos magistrados catarinenses na construção de uma sociedade em que promover a cultura da paz é o preceito ético de maior valor”, complementou o Juiz Alexandre Buhr.
A Juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, coordenadora estadual do projeto, ficou impressionada com a organização do evento. “Desde logo, quando chegamos na cidade, percebemos uma energia diferente, ao encontrar no hotel, uma rosa branca para cada integrante da equipe estadual. O Juiz Alexandre promoveu reuniões anteriores para preparar a sociedade sobre a proposta e na data do evento, podia-se perceber uma ansiedade positiva nas pessoas em busca de como operacionalizar o Agente da Paz e da forma mais rápida possível. É nítido como as pessoas buscam bons exemplos para multiplicar as ações. A sociedade está cansada de ouvir perspectivas negativas e toda a proposta de amor é bem-vinda”, destacou a magistrada.
Para a coordenadora pedagógica do Agente da Paz, Sandra D’Agostini, o lançamento em Capinzal foi um dos melhores que já participou. “O maior destaque desse evento foi a grande representatividade de diversos segmentos locais. Estiveram prestigiando o lançamento prefeitos de vários partidos, escolas, autoridades públicas, a OAB, entre outros”, acrescentou Sandra.
Já o secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Dão Köeddermann, ressalta que maior do que a participação de mais de 60 entidades locais foi a interatividade no evento. “Encher um local é fácil, o difícil é fazer com que as pessoas interajam e comprem a idéia do projeto. E isso foi alcançado no lançamento do projeto em Capinzal”. Para o secretário, o Agente da Paz é “um projeto fantástico, com conteúdo e que trará resultados, mesmo que sejam a longo prazo”.
O lançamento do Agente da Paz na comarca de Capinzal foi prestigiado por autoridades, entre elas o prefeito de Ouro, José Camilo Pastore; de Lacerdópolis, Anita Decaz Rossa; de Piratuba, Adélio Spanholi e o vice-prefeito de Capinzal, Lenoir Boaretto. Além deles, também compareceram ao evento o secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Dão Köeddermann; o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Mauro Maurício da Silva; a delegada da subseção da OAB de Capinzal, Fabiana Mathzenbacher; o presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal, Moacir Zanluca; o delegado de Ipira, Edson Henn da Silva, que na ocasião representou o prefeito da cidade onde atua; o Capitão da Polícia Militar de Capinzal, Sílvio Gomes Ribeiro; o delegado da Polícia Civil de Capinzal, Márcio Schitz; além de representantes da PM e Polícia Civil das cidades de Ipira e Piratuba e membros das comunidades dos cinco municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC