O Projeto Agente da Paz foi lançado, oficialmente, na cidade de Chapecó, no dia 29 de março, um dia antes da realização do Seminário da Infância e Juventude. A iniciativa foi organizada pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e busca promover a cultura da paz. Na cidade oestina, o lançamento aconteceu às 19h no auditório do Lang Palace Hotel.
A programação iniciou com a exibição de uma vídeo-reportagem sobre as condições de vida de crianças e jovens em todo Brasil e sobre a proposta do Agente da Paz. Em seguida, a coordenadora do projeto, juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso falou sobre as propostas e novidades do Agente da Paz para este ano. “O projeto Agente da Paz vem com uma proposta de reflexão. Pretende também não só fazer a defesa dos que não podem se defender, como também ensina-los a se defender”, destacou a magistrada. O presidente da AMC, juiz José Agenor de Aragão, também enalteceu o projeto. “A disposição demonstrada pelos magistrados e demais segmentos da sociedade civil organizada, que de forma voluntária decidiram adotar o projeto Agente da Paz, é sinal encorajador e mostra que juntos podemos fazer mais e melhor pela nossa sociedade”.
No final do evento, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina, Jairo Brincas, ministrou palestra com o tema: Drogadição, a Cultura da Impunidade, Família e Escola como Foco de Atuação. O Agente da Paz já foi lançado em 2006 e conseguiu, inclusive, a aprovação de uma lei estadual que estabelece a Semana da Cultura da Paz em Santa Catarina. Entre 5 e 12 de outubro dos próximos anos, deverão ser realizadas atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas pela paz.
O projeto é apoiado pelo Poder Judiciário, Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, UDESC, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC