No dia dois, o projeto foi apresentado aos professores da rede municipal de ensino, aos secretários e funcionários públicos municipais. O evento teve a participação do prefeito da cidade, de delegados de polícia e de um representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste.
Juiz Rudson Marcos conversa com as crianças sobre a cultura da paz
Os professores das escolas da região organizam, durante a semana, diversas atividades pedagógicas com a temática da paz. Além disso, está em curso um concurso de redação sobre o tema, cujos vencedores serão conhecidos em um evento nos dias 16 e 17 de novembro. A importância dessas atividades, na opinião do juiz Rudson Marcos, reside no trabalho que o Judiciário realiza, voltado à prevenção, à educação para a paz. Isso reflete na diminuição da criminalidade, da desestruturação familiar e dos problemas com álcool e drogas, estes intimamente ligados à desagregação da família. “O ‘Agente da Paz’ apresenta a proposta para as crianças e os adolescentes, que levam as idéias para casa. Isso acaba promovendo o diálogo sobre ações não-violentas. É a formação de uma cultura de paz”, analisa o magistrado.
Atividades para jovens e adultos
Os adultos também estão sendo convocados a participar do “Agente da Paz”. Durante o II Rodeio Interestadual de Quilombo, entre os dias 6 e 8 deste mês, o projeto teve boa divulgação através de faixas e mensagens ao público. Na abertura da Noite Cultural do município, a ser realizada hoje (11), o projeto será apresentado a um público estimado de mil pessoas, com a exibição do videoclipe da Canção da Paz. A Associação Comercial e Industrial de Quilombo (ACIQ) aderiu ao “Agente da Paz”, ajudando a divulgá-lo através de cartazes no comércio e em estabelecimentos dos associados.
No dia 23, o juiz Rudson Marcos apresentará o projeto aos alunos do curso supletivo do Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES). “É a oportunidade de levar nossa proposta aos trabalhadores que não tiveram, ou não têm, oportunidade de freqüentar a escola convencional”, aponta o magistrado.
A lei que institui a Semana da Cultura da Paz foi sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira no dia 6 de setembro. Todos os anos, no período compreendido entre os dias 5 e 12 de outubro, o poder público e a iniciativa privada realizarão atividades artísticas, culturais, científicas, esportivas e ecumênicas voltadas para a paz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC