AMC dá início ao I Programa de Orientação para a Aposentadoria

 

Na tarde desta sexta-feira, 26, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) deu início ao I Programa de Orientação para a Aposentadoria, no Centro de Convivência da instituição.

Ministrado pela psicóloga Dulce Helena Penna Soares, o primeiro módulo teve como tema “O que significa a aposentadoria?”. A psicóloga falou sobre o fim do vínculo formal de trabalho e a dificuldade que os novos aposentados enfrentam nesta nova etapa da vida. “Foi um tempo para cada um fazer uma análise do momento atual e do futuro e se permitir planejar uma aposentadoria sem a função de magistrado, mesmo que trabalhando, mas em outro papel”, explica Dulce Soares.

Para o Juiz Osvaldo João Ranzi o programa é um momento importante para planejar o futuro. “Eu, particularmente, aproveitei para me organizar. Vou me aposentar em junho, mas a demanda de trabalho do dia a dia acaba fazendo com que você deixe para depois e, no fim das contas, nem pensa a respeito. Mas eu não vou deixar de trabalhar, assim que me aposentar, vou advogar”, conta.

Idêntica opinião tem o Desembargador Rui Francisco Barreiros Fortes, que mesmo podendo requerer o benefício da aposentadoria há mais de seis anos, prefere continuar atuando na magistratura. “Toda palestra é muito importante. Muitas dúvidas foram sanadas e acho que os encontros serão muito produtivos”, diz.    

O programa tem continuidade no dia 3 de maio com o Módulo II: “A trajetória profissional e o relacionamento familiar e social”. O Módulo III: “Aspectos financeiros na aposentadoria – Planejamento do tempo livre e novas atividades” será realizado no dia 24 de maio e finaliza com o Módulo IV: “Projetos de vida futura para a aposentadoria”, no dia 7 de junho. Participam do seminário também as psicólogas Vera Regina Roesler e Marilu Diez Lisboa, consultoras do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira.

O programa é voltado tanto para os magistrados inativos quando ativos próximos da aposentadoria. Mais informações pelos telefones (48) 3231-3011 e (48) 3231-3033.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *