O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) promoveu, na manhã desta terça-feira, 11 de junho, a solenidade de oficialização do recadastramento e coleta de dados biométricos dos eleitores de Florianópolis. O evento aconteceu no novo prédio do órgão, na Avenida Rio Branco, Centro de Florianópolis. O presidente do TRE/SC, desembargador Eládio Torret Rocha, afirmou que retomar o serviço biométrico, instalado de forma pioneira em 2009, foi uma das metas de sua gestão, iniciada em fevereiro deste ano. “É desnecessário falar sobre a importância deste ato, pois é um caminho natural, não tendo como tomarmos um rumo diferente”, pontuou.
Ele ressaltou ainda que este já é o segundo passo tomado para ampliar o serviço biométrico no Estado. O primeiro foi em abril deste ano, quando o serviço começou a ser disponibilizado na cidade de Major Gercino, na Grande Florianópolis, onde o recadastramento biométrico é obrigatório. Todos os outros eleitores da 53ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de São João Batista e Nova Trento, também estão realizando o recadastramento. “Em Major Gercino, já temos quase metade da população cadastrada. A população tem respondido muito bem e percebido a importância da modernização do sistema eleitoral”, disse.
Em Florianópolis, o cadastramento biométrico já será realizado com os novos eleitores. Já o recadastramento biométrico poderá ser feito junto à Justiça Eleitoral, de forma opcional. De acordo com o presidente do TRE/SC, este recadastramento servirá como período de teste para avaliação da possibilidade de implantar o sistema para as eleições de 2014. “O que for de nossa autonomia, nós avançaremos, mesmo que seja devagar, mas sempre para frente”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, fez uso da palavra e destacou a importância desta ação para aproximar a Justiça dos cidadãos. “Esta iniciativa do TRE/SC reforça a imagem de eficiência e transparência da Justiça Eleitoral”, elogiou.
O Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e Coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, juiz Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva, também participou do evento e elogiou a novidade apresentada pelo TRE/SC. “É uma iniciativa muito importante, que visa acelerar o sistema eleitoral e garantir a segurança, além de um passo louvável do TRE/SC”, ressaltou. O evento contou, ainda, com a presença dos juízes eleitorais da Capital Vilson Fontana, Luiz Felipe Siegert Schuch, Luis Francisco Delpizzo Miranda.
Na sequência, o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, fez a leitura da portaria que oficializa o recadastramento, que foi assinada pelo desembargador Eládio Torret Rocha. Após a assinatura, os servidores e público presentes puderam aproveitar a ocasião fazer o recadastramento biométrico. Caso do Corregedor Regional Eleitoral substituto, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins. “Estou empolgado com esta iniciativa do TRE/SC, que com coragem e ousadia busca implantar em Santa Catarina um sistema que garante segurança, além de um processo agilizado e de seriedade nas eleições”, garantiu.