Após nove meses de estudos, o juiz Fernando Vieira Luiz retornou dos Estados Unidos com premiações concedidas pela University of Connecticut School of Law, onde faz mestrado. De volta a Florianópolis, ele tem até o final do ano para entregar o trabalho de conclusão de curso e receber a titulação. “O grande lucro de estudar em um país que possuiu um sistema judiciário diferente do nosso, é poder enxergar o nosso sistema com um olhar diferenciado, com uma perspectiva diferente e crítica”, avalia.
Já na admissão ao mestrado, o magistrado recebeu uma bolsa de estudos de 50% do valor do curso. No segundo semestre de 2012, foi-lhe concedido pela Faculdade de Direito o “CALI Excellence for the Future Award”, prêmio destinado ao melhor aluno da disciplina U.S. Law and Legal Institutions, obrigatória aos alunos estrangeiros.
No primeiro semestre deste ano, foi agraciado com o “Clark-Janis International Scholar Prize”, prêmio anual concedido pela Faculdade de Direito também ao melhor aluno estrangeiro do período. Outra distinção recebida foi o “Victor Schachter ‘64 Rule of Law Award”, que o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Connecticut atribui a aluno de elogiável desempenho acadêmico e que tenha preocupação com o estudo de formas não adversariais de resolução de conflitos. A recompensa consistiu em uma estada de seis semanas – totalmente custeada pela universidade – nos Centros de Mediação de Bangalore e de Deli, na Índia. “É muito importante o aprimoramento constante. E a troca de experiências é sempre um grande aprendizado”, ressalta.
A formatura do curso ocorreu no dia 19 de maio, oportunidade em que o juiz Fernando atuou como orador e líder dos alunos.