Uma lista de medidas em andamento para garantir melhorias no Presídio Regional e na Penitenciária de Joinville foi assinada pelo juiz da Vara Criminal, João Marcos Buch, e entregue em uma carta aberta aos detentos da unidade.
No documento, o juiz aborda as reformas no presídio. De acordo com ele, a Secretaria de Desenvolvimento Regional já adquiriu os materiais e na forma regulamentar já iniciaram os trabalhos com a mão de obra dos detentos, o que permitirá remição da pena. Também a cobertura dos pavilhões quatro e cinco, com a colocação do teto móvel que protegerá os familiares em visita nos dias de chuva, deve ocorrer a partir de setembro.
Outra novidade é a construção do ambulatório médico que deve ficar pronto até o final do ano. “Insistindo na necessidade de atendimento básico à saúde, a empresa que construirá o ambulatório já instalou seu parque de trabalho para o início das obras”, relata o magistrado que, com a conclusão da obra, terá apoio da Prefeitura, no atendimento dos apenados.
A carta também informa que, de acordo com a portaria nº 22/2013, o projeto Cinema na Execução Penal deve entrar em funcionamento este mês. A iniciativa pretende exibir periodicamente filmes selecionados pela direção prisional.
“Estou certo que é possível, com trabalho sério e responsável, melhorar a situação de toda a população carcerária e fazer com que a lei de execuções penais e a Constituição Federal sejam cumpridas”, finaliza o juiz.