Para aprofundar os conhecimentos transdisciplinares dos magistrados e demais interessados sobre Cinema, Literatura, Direito e Psicanálise, a Coordenação Cultural AMC/ESMESC inicia uma série de encontros para exibir filmes e promover o debate dirigido.
O objetivo é realizar encontros periódicos com a exposição de filmes previamente selecionados e posterior debate, coordenado pela juíza Ana Cristina Borba Alves, com a colaboração inicial dos juízes Hélio David Vieira Figueira dos Santos, Lédio Rosa de Andrade e Alexandre Morais da Rosa.
O primeiro encontro no dia 18 de novembro, às 19h30, no centro de convivência da sede da AMC/ESMESC, dirigido pelo juiz Helio David Vieira Figueira dos Santos, abordará “As falsas memórias e a produção da prova testemunhal”, com base no longa-metragem “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa.
“O tratamento da questão da Justiça pelo cinema não se limita aos ambientes austeros das cortes; pelo contrário, está colocada diretamente em inúmeras outras situações da vida, na associação entre o bem e o mal, entre o mocinho e o bandido, entre o injustiçado e sua vingança”, considera o juiz Hélio David, na apresentação do projeto.
As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de novembro de 2013 nos e-mails: assistenteadm@amc.org.br e acba8069@tjsc.jus.br.