Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Cataria (Fiesc), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e do Tribunal do Estado de Santa Catarina (TJ/SC) estiveram reunidos, na manhã de hoje (26), para assinar o termo de cooperação do projeto Novos Caminhos em Florianópolis. O projeto já foi lançado em oito regiões do Estado.
O encontro, que ocorreu na sede Fiesc, estenderá a iniciativa para mais sete municípios e capacitará aproximadamente 30 jovens. O projeto tem como objetivo proporcionar a esses adolescentes, quando desligados do sistema de acolhimento, a perspectiva de uma vida adulta com qualidade, assegurando sua autossuficiência. Para isso, oferece cursos profissionalizantes, programas, projetos e atividades complementares, visando à formação e qualificação dos adolescentes acolhidos para sua inserção no mercado de trabalho formal.
Para o coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de SC, Desembargador Sérgio Izidoro Heil o projeto já é um sucesso, em especial com a formatura da primeira turma, em Chapecó. “Parabenizo os professores do IEL/SC, assistentes sociais e psicólogos do TJ/SC que acreditam e, com afinco, trabalham para o sucesso deste projeto”, agradeceu.
“Deus no fez perfeitos e não escolheu os capacitados, mas capacita os escolhidos para fazer ou não fazer algo. Só depende da nossa vontade e perseverança”, citando este pensamento de Albert Einsten, Heil vê a capacitação profissional como uma forma de ajudar, esses meninos e meninas, a alcançar uma vida digna e útil para si e sua família.
“A verdadeira dignidade começa com uma carteira de trabalho assinada”, afirmou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, ao sensibilizar os empresários sobre a importância de abrir as portas para esses jovens. Ele destacou, ainda, que a parceria com a AMC tem revelado a nova face da magistratura atual, preocupada com a transformação social.
Neste sentido, o presidente da AMC, Juiz Sérgio Luiz Junkes, destacou o quanto essa parceria, com a indústria catarinense, amadurece e produz grandes frutos para a sociedade. “Nossa principal ação é combater a indiferença. Por isso, apostamos em uma ação concreta que transforma o futuro desses jovens e adolescentes”, considerou. Para ele, esta é uma realidade essencial: dar oportunidade a jovens que não teriam para onde ir, ao completar 18 anos.
Projeto Novos Caminhos – Santa Catarina tem, atualmente, 1.536 jovens acolhidos em abrigos, sendo que apenas 471 possuem mais de 14 anos. Chapecó (SC), no Oeste, foi a primeira comarca a assinar o temo de cooperação, no dia 30 de agosto de 2013. E, por isso, foi a primeira a formar uma turma com 13 jovens, em dezembro do último ano.