O Tribunal de Justiça inaugurou na manhã desta quarta-feira (28/5) a sua Sala de Imprensa, espaço destinado a recepcionar jornalistas que buscam informações na cúpula do Judiciário Catarinense. Instalada em espaço apropriado, ao lado do auditório onde acontecem as principais sessões da Corte Estadual, com acesso à internet e outras facilidades, a Sala de Imprensa materializa o anseio da atual administração – quatro meses após empossada – de estreitar laços com a sociedade, através do fundamental papel desempenhado pelos órgãos de comunicação.
O presidente em exercício do TJ, Desembargador José Antônio Torres Marques; o Governador em exercício, Desembargador Nelson Schaefer Martins; e o Coordenador do Núcleo de Comunicação Institucional do Poder Judiciário, Desembargador Ricardo Roesler, comandaram a solenidade, prestigiada por magistrados, jornalistas, assessores e servidores do TJ. O Jornalista Roger Bittencourt, vice-presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), discursou em nome da categoria e elogiou a iniciativa do Judiciário em buscar maior proximidade com os órgãos de comunicação e, via de conseqüência, com a sociedade.
O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, também prestigiou o evento. “A inauguração deste espaço é a consolidação de um processo de aproximação da Justiça com a sociedade, por meio da imprensa. A AMC tem envidado todos os esforços para estreitar esses laços e, assim, fortalecer essa relação. Prova disso é a realização dos simpósios Judiciário e Imprensa, espaço onde, aliás, surgiram boas ideias, como esta, de criação de um espaço para acolher os jornalistas e facilitar a cobertura dos assuntos que envolvem a Justiça catarinense”, frisou.
Os Desembargadores Torres, Nelson e Ricardo, uníssonos, falaram em nome do Judiciário e destacaram o desejo comum de fortalecer o relacionamento com a mídia para que esta, com melhores condições, possa reportar com propriedade as notícias surgidas e produzidas no âmbito do Judiciário, tanto na área judicial quanto na seara administrativa. Na mesma data, e no mesmo sentido, o TJ lançou também sua Sala de Imprensa em versão virtual, com todas as modernidades possíveis. A Servidora Susi Meire Fátima Carvalho, assessora da Diretoria da Tecnologia da Informação (DTI), foi responsável por uma explanação sobre as características técnicas da Sala Virtual e de todas as suas funcionalidades e potencialidades. Ao final, após o descerramento da fita inaug ural, os presentes puderam conhecer as dependências da Sala de Imprensa.
Clique aqui para ler a íntegra do discurso do Coordenador do Núcleo de Comunicação Institucional do Poder Judiciário, Desembargador Ricardo Roesler.