O Departamento de Saúde da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) iniciou, ontem, um trabalho pioneiro no Estado com enfoque na ergonomia e orientação postural. A ação foi realizada na 1ª Coordenadoria Regional da AMC, em Blumenau, e foi coordenada pela Diretora do Departamento de Saúde da AMC, Juíza Cíntia Gonçalves Costi, e pela Coordenadora Regional, Juíza Cibelle Mendes Beltrame.
Durante o encontro, Cíntia trouxe dados de uma pesquisa realizada pela Comissão de Saúde do Tribunal de Justiça, coordenada pelo Desembargador Vanderlei Romer, além do resultado do mapeamento social, realizado pelo Setor de Assistência Social da AMC, em 2013. Tal pesquisa revelou indicadores importantes em termos de saúde e qualidade de vida dos Magistrados, demonstrando que 48,3% encontram-se em estágio de adoecimento agudo a crônico. Outro fator relevante estava no agrupamento das dores habituais, com destaque aos punhos (60%), costas (45%) e pescoço (30%).
Na sequência, o Professor Doutor do Departamento de Ergonomia da UFSC, Antonio Renato Moro, proferiu a palestra “A implicação da postura sentada no ambiente de trabalho dos Juízes”, onde ressaltou a importância das atividades físicas e de pausas durante a jornada de trabalho. Foram distribuídos, ainda, mouse pads ilustrados com exercícios de alongamento, que ajudam a relaxar e a diminuir a tensão nos músculos, combatendo a dor nas costas, braços e no pescoço.
Para encerrar os trabalhos, os Magistrados participaram de um jantar típico da cultura alemã, onde desfrutaram de momentos de lazer e confraternização.