Integrantes da 5ª turma do curso de tiro, resultado da cooperação interinstitucional entre a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Chapecó, encerraram, na sexta-feira (11/12), as aulas do Curso de Capacitação Básica em Armas Curtas. Ao todo, 20 Magistrados, das Coordenadorias das regiões Oeste e Meio-Oeste do Estado, participaram do treinamento, que tem como objetivo oportunizar aos participantes conhecimentos básicos acerca do funcionamento das armas de fogo, em especial das pistolas e dos revólveres.
Segundo o Diretor Adjunto do Departamento de Segurança da AMC, Juiz Gustavo E. Marchiori, o curso veio para suprir uma antiga demanda dos Magistrados da região Oeste. Já o Juiz Marcos Bigolin, da comarca de Chapecó, enfatizou a importância do treinamento, dada a “frequência cada vez maior de casos de ameaças aos Magistrados que exercem a judicatura no Estado”, destacou. A abertura das atividades, na quinta-feira (10/12), contou ainda com a presença do Tenente Coronel Vitório Radichewski Junior, que recém assumiu o comando do 2º BPM.
No total, o curso tem carga horária de 16 horas/aula. Entre as disciplinas oferecidas estão: noções de balística dos calibres .38 SPL e .40 S&W; parâmetros legais para a utilização do armamento; manuseio do armamento; prática de tiro com armamento; conservação do armamento – desmontagem e montagem de 1º escalão; e limpeza.
Balanço
Iniciado no primeiro semestre deste ano, o curso é organizado pelo Departamento de Segurança da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em parceria com a Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) e com a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, envolvendo, ainda, articulações importantes com Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Policia Civil e Polícia Militar. Com a formatura da 5ª turma, o projeto capacitou 86 Magistrados em todo o Estado, com três turmas na Capital, uma em Joinville e uma em Chapecó.
A AMC agradece aos parceiros, ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), aos Coordenadores Regionais da Entidade e aos Magistrados que participaram da referida ação.