Estão programadas para breve as posses de novos dirigentes de Associações de Magistrados em todo o país. Entre elas, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins começam o ano com as suas respectivas novas diretorias. Confira, abaixo, as informações sobre as posses em algumas Associações Estaduais de Magistrados:
APAMAGIS
A Posse da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, para o biênio 2016/2017, será realizada nesta quinta-feira (28/1) às 17h30, na sede administrativa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). O Juiz Jayme Martins de Oliveira Neto foi reeleito em 21/11, liderando a chapa única “Apamagis Forte”, para o biênio 2016/2017, com 1.345 votos. Com a reeleição, será o primeiro Juiz de primeira instância a presidir a Associação Paulista dos Magistrados por duas gestões. Também compõe a diretoria executiva o Desembargador Oscild de Lima Junior, como 1º Vice-Presidente, e a Juíza Vanessa Ribeiro Mateus, 2º Vice-Presidente – primeira mulher eleita para diretoria executiva na história da Associação.
Em seu discurso agradeceu aos membros da chapa e aos que confiaram no seu trabalho. “Foram dois anos de trabalho e essa eleição corrobora o resultado de uma boa gestão. Nos próximos dois anos quero continuar pedindo ajuda de todos para manter a qualidade do nosso trabalho. E agradeço principalmente a todos que aceitaram o desafio que não será fácil, mas até agora conseguimos caminhar sem grandes fissuras. Por isso, o meu muito obrigado”, disse Jayme de Oliveira. O evento da posse acontecerá na Rua Tabatinguera, 140 – sobreloja. RSVP pelo telefone (11) 3292-2200 com o Departamento de Secretaria/Eventos da Apamagis.
AMAERJ
A presidente eleita da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) para o biênio de 2016-2017, Juíza Renata Gil de Alcantara Videira, tomará posse na entidade em 15 de fevereiro, junto com os membros eleitos da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo e Fiscal. A cerimônia será realizada às 17 horas, no Plenário do Tribunal Pleno, localizado no 10º andar do Fórum Central do TJ-RJ, na Rua Dom Manuel, Lâmina I, Centro.
Titular da 40ª Vara Criminal do TJ-RJ e primeira mulher a ser eleita presidente da AMAERJ, Renata Gil tem como objetivo trabalhar as pautas da magistratura no Congresso Nacional em conjunto com a AMB e a bancada do Rio, com prioridade para o reestabelecimento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e a simetria com o Ministério Público. A Juíza Renata Gil ingressou no movimento político ao se tornar integrante da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, em Brasília. A magistrada também atuou como vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no triênio 2011–2013.
AMAPAR
A Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) realiza na sexta-feira, dia 29, a partir das 16h, em Curitiba, a solenidade de posse da diretoria da entidade para o biênio 2016/2017. Reeleito presidente da AMAPAR, o Juiz de Direito Frederico Mendes Júnior afirma que a prioridade durante os próximos dois anos de gestão estará, em síntese, na democratização da associação que congrega os mais de mil juízes e desembargadores do Paraná – que estão na ativa e aposentados. “Queremos manter a magistratura fortalecida, resgatando a autoestima do magistrado, com uma representação efetiva não só junto ao Tribunal de Justiça, mas também abrindo espaço para diálogo com o executivo e legislativo, estadual e federal”, afirma.
Um projeto plural, sem visão individualista, também está na plataforma de trabalho, onde a defesa das prerrogativas do magistrado, a paridade entre ativos e aposentados, a democratização do Poder Judiciário – ao possibilitar o voto dos juízes nas eleições que formam a cúpula dos TJs – e a valorização do 1º grau estão entre as metas, assim como aconteceu durante os dois primeiros anos de atividade à frente da AMAPAR.
AMASE
A posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE) está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 17h, no Auditório do Palácio de Justiça Tobias Barreto de Menezes. Na eleição, ocorrida em 30 de novembro, os Magistrados sergipanos elegeram o Juiz Antônio Henrique Almeida Santos, presidente da AMASE, para o biênio 2016/2017.
Os demais membros da diretoria são os Magistrados: Fernando Luís Lopes Dantas – Vice-Presidente Geral -; Roberto Alcântara de Oliveira Araújo – Vice-Presidente –Secretário Geral -; Rosa Geane Nascimento Santos – Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças-; e Sérgio Menezes Lucas – Vice-Presidente de Relações Institucionais.
ASMETO
A Juíza Julianne Freire Marques toma posse no dia 15 de fevereiro como presidente da ASMETO para o biênio 2016/2018. A solenidade ocorrerá às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno. São aguardadas para esse ato autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como membros do Ministério Público e da advocacia.
Julianne Freire Marque é natural de Colinas do Tocantins/TO; Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos; Juíza da Infância e Juventude e Diretora do Fórum da Comarca de Araguaína, atual Diretora Social, Cultural e de Comunicação da ASMETO.
ASMEGO
O Juiz Wilton Müller Salomão toma posse neste domingo, 31, como presidente da ASMEGO para o biênio 2016/2017. A solenidade ocorrerá às 10h30, no auditório da Associação. São aguardadas para esse ato autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como membros do Ministério Público e da advocacia. Eleito no último dia 8 de dezembro, Wilton Müller terá como 1º vice-presidente o desembargador Carlos Alberto França e como 2ª vice-presidente, a juíza Mariúccia Benício Soares Miguel. Democratização no Poder Judiciário e defesa da isonomia na magistratura estão entre as principais frentes de trabalho da nova administração da ASMEGO.