Foi empossado na tarde de sexta-feira (26/2), em sessão solene realizada no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça, o Desembargador Saul Steil, mais novo integrante da Corte Estadual. A cerimônia contou com bom público e foi comandada pelo presidente do TJ, Desembargador José Antônio Torres Marques.
Steil foi eleito ao cargo em sessão do Pleno do TJ no último dia 16 de dezembro. Com 59 anos, natural de Tijucas-SC, ele ingressou na Magistratura catarinense em 18 de junho de 1990, lotado na 3ª Circunscrição Judiciária, com sede justamente em sua terra natal. Atuou ainda nas comarcas de Itajaí e São José antes de ser promovido ao cargo de Juiz de Direito em 6 de julho de 1992, com lotação na comarca de Cunha Porã. Em sua trajetória na carreira da Magistratura de 1º grau, passou também pelas comarcas de Capinzal, Caçador, Rio do Sul e Curitibanos. Chegou à Capital em 1º de novembro de 2000.
Ascendeu ao Tribunal de Justiça, na condição de Juiz de Direito de 2º grau, em 26 de maio de 2009, com lotação inicial na Câmara Especial Regional de Chapecó (CERC). Retornou para Florianópolis em junho de 2010, como Juiz de Direito de 2º grau no Tribunal de Justiça. Ultimamente atuava na 3ª Câmara de Direito Civil. Após a posse, passará a judicar na 1ª Câmara de Direito Civil do TJ. Steil é especialista em Direito pela FURB e mestre em Direito Civil pela UNIVALI. Sua escolha foi por unanimidade.
Coube ao Desembargador Fernando Carioni saudar o novo integrante da Corte em nome dos colegas. Ele destacou a cultura jurídica e a metodologia de trabalho de Steil, uma vez que atuaram juntos na 3ª Câmara Civil do TJ. O empossando, em sua manifestação, passou em revista sua trajetória de vida, dos bancos escolares às atividades profissionais. Disse que o momento é de agradecimentos e perfilou pessoas que fizeram diferença em sua vida, a começar por seus pais. Deixou ainda um recado para as novas gerações: "Todo sonho é um ideal que pode ser realizado. Eu concretizei o meu, corram atrás dos seus!".
Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJ fez também seu pronunciamento de boas-vindas ao novo colega, a quem conclamou para que juntos construam um Judiciário sintonizado com os anseios da sociedade contemporânea. O Magistrado destacou a trajetória de Steil, com quase 40 anos de vida dedicados ao Poder Judiciário de Santa Catarina.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ/SC)