Aposentados e pensionistas estiveram reunidos hoje (5/10), no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), para tirar dúvidas sobre questões previdenciárias e assistir palestras sobre bem estar e qualidade de vida. O encontro, organizado pelos respectivos Departamentos da entidade, foi aberto pelo presidente da entidade, Juiz Odson Cardoso Filho, e contou com a presença do presidente do Instituto de Previdência de Santa Catarina (IPREV), Renato Hinnig.
Logo no início do evento, a gerente de benefícios do IPREV, Lonita Catarina Aiolf, fez uma exposição e prestou esclarecimentos sobre assuntos previdenciários, tais como tributação, redutores de vencimentos e reajuste das pensões. Sobre este último tópico, os participantes questionaram a necessidade de aprovação de um decreto para assegurar a implementação das revisões anuais nos valores dos vencimentos recebidos pelas pensionistas, já que o referido direito já é garantido por lei.
A diretora do Departamento de Pensionistas da AMC, Elisabeth Gomes de Mattos, agradeceu e elogiou o apoio recebido dos dirigentes e servidores do IPREV. “A presença dos senhores revestiu de importância a nossa reunião. Isso mostra que o IPREV está se aproximando cada vez mais das pensionistas. Muitas dúvidas foram tiradas, de modo que é uma honra poder recebê-los em nossa casa”, frisou, acrescentando ainda a atenção que tem recebido do presidente da AMC nas causas de interesse das viúvas de Magistrados.
Na sequência, teve início o painel “Na frequência do bem: harmonia, equilíbrio e vida com qualidade”, com as seguintes palestras: “Desafios para o cérebro se manter no ritmo: ações e estímulos”, com a Terapeuta Ocupacional Maria Aparecida Griza; “Quedas: o que muda na qualidade de vida da pessoa idosa”, com a Enfermeira Renata Soares Ferreira; e “Como está sua frequência? Sintonize-se e leve uma vida saudável”, com a Psicóloga da AMC, Rosemeire Reis Bento. Ao final, os participantes se reuniram no Centro de Convivências para saborear um café oferecido pela AMC.