Autoridades dos três Poderes, Magistrados e familiares prestigiaram a posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), triênio 2017-2019, que aconteceu na noite desta quinta-feira (15/12), no Espaço Porto Vittoria, em Brasília. Cerca de 500 pessoas compareceram à cerimônia, que contou também com presidentes de associações de Magistrados, representantes do Ministério Público e Advogados.
Em seu discurso, o presidente Jayme de Oliveira reforçou o compromisso de um mandato pautado no diálogo e na valorização da Magistratura. “Quero dizer aos Magistrados do Brasil: lutaremos dia e noite para transmitir a todos a necessária tranquilidade para trabalhar, paz de espírito para julgar, tempo para conviver com suas famílias e garantir um futuro digno aos nossos aposentados, aos Juízes de hoje e às gerações futuras”, disse.
Jayme afirmou que a sociedade brasileira vive um momento em que parece desorientada e que o clima de guerra e desconfiança toma conta das instituições. “Dos três Poderes da República o Judiciário desponta nesse momento como aquele com maiores condições de manter pacificada a nação. Afinal de contas, os Juízes, por formação, têm o dever de manter prudência, o equilíbrio e a serenidade”.
O novo presidente recebeu aplausos entusiasmados quando disse que aqueles que tentam desequilibrar o Judiciário e seus Juízes, “de sufocar financeiramente, de jogar o Judiciário na mídia para mudar a pauta da corrupção” não conseguirão. “O Judiciário é maior. A dignidade de seus Juízes e Servidores garante a estatura moral da instituição”.
A primeira vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, participou da solenidade realizada na Capital Federal. “Desejamos sucesso à nova diretoria e que ela consiga manter a Magistratura unida para enfrentar os grandes desafios que se impõem à Justiça brasileira. Mais do que nunca, os Magistrados de todo o Brasil precisam caminhar juntos e apoiar a AMB, para que ela continue a nos representar de maneira firme e atenta aos nossos direitos e prerrogativas constitucionais”, destacou a Magistrada.
Currículo
À frente da chapa 1 “AMB Forte, Independente e Representativa”, Jayme de Oliveira, 53 anos, foi eleito com 5.537 votos de um total de 11.182 apurados. Natural de Monte Aprazível (SP), é Juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública (SP) e presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), na qual foi eleito para o biênio 2014-2016 e reeleito para o biênio 2016-2017.
O Juiz foi fundador do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), entidade voltada ao estudo do direito interno e internacional, e presidente da mesma instituição, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Na AMB, foi coordenador da Escola Nacional da Magistratura (ENM) no ano de 2012.