Nesta sexta-feira (20/1), 16 Juízes de Direito substitutos foram empossados em solenidade realizada no Tribunal Pleno do TJ/SC. A abertura da cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Torres Marques, prestou uma homenagem póstuma ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, com um minuto de silêncio. O Magistrado morreu na última quinta-feira (19/1), em razão de acidente aéreo, em Paraty, no Rio de Janeiro.
"Jurista de vanguarda, que com simplicidade e fidalguia a todos distinguia, o Ministro Teori deixa um legado que deve servir de exemplo para nossa Magistratura", registrou o presidente. Coube ao Desembargador Luiz Cezar Medeiros, diretor executivo da Academia Judicial, proferir o discurso de boas-vindas aos novos Magistrados. "Todos aqui já demonstraram tenacidade, garra e vontade de vencer; que nesta nova fase que agora inicia possam lutar diuturnamente contra as vicissitudes que enfrentarão na árdua e bela tarefa de julgar", destacou.
O Juiz Guilherme Mazzuco Portela, aprovado na primeira colocação, falou em nome dos empossados. Destacou as privações e provações vencidas para chegar neste momento e alcançar o sonho de, como Juiz, colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. "Ser bom é fácil, o difícil é ser justo", disse, ao parafrasear o pensador francês Victor Hugo, e apontar os desafios que todos terão ao longo da carreira.
Na oportunidade, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) entregou a cada um dos empossandos as suas respectivas togas, vestimenta que simboliza e retrata a investidura no cargo de Juiz.
Antes de encerrar a solenidade, o Desembargador Torres Marques fez questão de desejar sucesso aos novos Juízes, a quem classificou de agentes do aperfeiçoamento da democracia. "Ao decidir, o Juiz sinaliza o parâmetro de conduta desejada pela sociedade", completou. Agradeceu, ainda, o trabalho comandado pelo Desembargador Alexandre d'Ivanenko, presidente da Comissão de Concurso para Ingresso na Magistratura do Estado de Santa Catarina, além dos demais Magistrados e representantes da OAB/SC, que participaram das várias etapas do concurso, que inicialmente registrou mais de cinco mil candidatos.
Conheça a nominata dos futuros Juízes, por ordem de classificação: Guilherme Mazzuco Portela, 33 anos, natural de Florianópolis/SC; Carolina Cantarutti Denardin, 27 anos, natural de Porto Alegre/RS; Pedro Rios Carneiro, 29 anos, natural de Itajubá/MG; Rafael Resende Brito, 27 anos, natural de Londrina/PR; André da Silva Silveira, 30 anos, natural de São Paulo/SP; Heriberto Max Dittrich Schmitt, 31 anos, natural de Florianópolis/SC; Jean Everton da Costa, 32 anos, natural de Caçador/SC; Aline Vasty Ferrandin, 30 anos, natural de Joinville/SC; Victor Luiz Ceregato Grachinski, 30 anos, natural de Ponta Grossa/PR; Thaise Siqueira Ornelas, 34 anos, natural de Brasília/DF; Felipe Nobrega Silva, 29 anos, natural de Londrina/PR; Renata Pacheco Mendes, 29 anos, natural de São Paulo/SP; Camila Menegatti, 32 anos, natural de Chapecó/SC; Flávia Carneiro de Paris, 27 anos, natural de Caçador/SC; Guilherme Silva Pereima, 33 anos, natural de Florianópolis/SC; Felipe Agrizzi Ferraço, 26 anos, natural de Linhares/ES.
Fotos: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC