Professores da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), da Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (CEJUR) e da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (EJUD12) participaram da “Oficina de Formação de Formadores”, realizada no dia 17 de fevereiro na ESMESC, em Florianópolis.
O Professor Erisevelton Silva Lima, doutor em educação com ênfase em avaliação pela Universidade de Brasília (UnB) e formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na ocasião, falou sobre “instrumentos de avaliação”. Dos temas abordados, destacaram-se “a avaliação formativa” e a “ressignificação das práticas no ensino nas Escolas de Magistratura”.
Com a utilização de metodologias ativas, Professor Erisevelton conquistou o público presente e despertou o protagonismo dos participantes. Sendo assim, confirma-se o objetivo das escolas de desenvolver, continuamente, competências profissionais para o exercício da docência.
Segundo a assessora pedagógica da ESMESC, Professora Dilsa Mondardo, os resultados da oficina são instigantes. “A atividade deverá gerar novas perspectivas na elaboração de diferentes e múltiplos instrumentos adequados à aferição da aprendizagem dos estudantes”, expõe.
A direção da ESMESC busca, a cada semestre, inovar na reunião pedagógica com o intuito de desenvolvimento de competências dos Professores e da equipe técnica, os quais atuam no planejamento e nas ações de formação e aperfeiçoamento de Alunos e Magistrados. Neste início do ano letivo de 2017, a ESMESC fomentou a integração dos Docentes das demais escolas para o compartilhamento de saberes.