O Departamento de Administração Prisional (DEAP) iniciou, na última sexta-feira (19/5), a instalação de tornozeleiras eletrônicas em presos provisórios da Unidade Prisional Avançada de São Francisco do Sul. A ação é uma das medidas solicitadas em portarias assinadas em 2016 pelo Juiz Tiago Fachin, após interdição da UPA, devido à superlotação e falta de condições estruturais. Ao todo, mais de 10 tornozeleiras eletrônicas devem ser instaladas nos próximos dias. “Parte do DEAP tem se comprometido em melhorar a estrutura da comarca”, ressaltou Fachin.
Até agora, o equipamento foi instalado em uma presa que teve recolhimento noturno monitorado e em um detento que permaneceu monitorado integralmente em casa, após a realização de uma cirurgia na perna.
A Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul foi desinterditada no mês passado, após as medidas solicitadas em portarias assinadas em 2016 serem cumpridas pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP). Além disso, no início do mês, iniciaram as obras de ampliação da UPA, com a construção de três edificações pré-fabricadas que devem abrigar os presos do regime semiaberto. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias.
Fachin estabeleceu, ainda, como limite de presos na Unidade Prisional Avançada de São Francisco do Sul a alocação de 130 internos. A limitação de presos é provisória, até que sejam concluídas as instalações das casas pré-fabricadas, assim como da efetiva ampliação da UPA, quando será reavaliado o limite de presos.