A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) cumprimenta os seis cidadãos que receberão hoje (05/10), às 19h, durante sessão solene no Tribunal de Justiça do Estado, a Comenda do Mérito Judiciário, honraria criada com o objetivo de homenagear àqueles que se destacaram de forma notável, contribuindo direta ou indiretamente para o engrandecimento da Justiça de Santa Catarina. A AMC felicita especialmente o juiz aposentado Fernando Luiz Soares de Carvalho, que receberá o Grau de Mérito.
Os outros cinco cidadãos homenageados, nesta que é a terceira edição da Comenda, são: ex-Governador Antônio Carlos Konder Reis (Grau de Grande Mérito); empresário José Carlos Pisani; jornalista Moacir Pereira; Diretor Executivo da RBS, Sérgio Sirotsky; e Diretora da Diretoria Judiciária do TJ, Suzete Opilhar (estes quatro últimos agraciados com o Grau de Insígnia).
A cerimônia faz parte das comemorações do 114º aniversário de instalação do Tribunal de Justiça. As festividades foram iniciadas na última segunda-feira, dia 3 de outubro, quando ocorreu a abertura de uma exposição no Beiramar Shopping. O evento, que se estende até o próximo dia 9 de outubro, tem por finalidade difundir a memória da instituição e aproximar o Poder Judiciário da comunidade catarinense.
Vários serviços prestados pelo Judiciário estão disponíveis no stand da exposição, desde totem de auto-atendimento para consultas processuais, até material informativo sobre adoção e projetos especiais, como o Mutirão da Conciliação e da Cidadania, a Mediação Familiar e a Casa da Cidadania. Logo após a abertura da exposição, o presidente do TJ, Desembargador Jorge Mussi, promoveu os lançamentos do carimbo e do selo comemorativos dos correios em homenagem à data, e o livro “Comarcas de Santa Catarina”, obra que, através de um breve histórico e registro fotográfico, apresenta cada uma das 110 comarcas espalhadas pelo território catarinense.
No transcorrer desta semana haverá apresentações de corais e, no dia 9, haverá a apresentação de uma peça teatral com a Companhia de Teatro Muiraquitan, de Chapecó, mostrando a importância da conciliação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC