O juiz José Agenor de Aragão, da comarca de Itajaí, assume, neste sábado (11/03), a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A posse do magistrado e demais membros da nova diretoria – triênio 2006/2009 – acontece no auditório da entidade, às 11h30min. A 1º vice-presidência será ocupada pelo desembargador Solon D’Eça Neves, e a segunda, pelo juiz Paulo Marcos de Farias. A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) ficará sob a responsabilidade da juíza Mônica Elias de Lucca.
Além de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela atual diretoria, sob o comando do juiz Ricardo Roesler, Aragão pretende reforçar ainda mais o papel da AMC como principal instrumento de expressão do pensamento da magistratura estadual. “A sociedade brasileira enfrenta um momento de intensa crise, em que se percebe que parte daqueles que detêm o poder desrespeitam os princípios que norteiam sua atividade: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nós entendemos que é a AMC o veículo legítimo para que os seus associados dêem publicidade às suas opiniões e coloquem em prática ações em favor da Nação, sem esquecer, de modo algum, a busca pela efetiva democratização interna do Poder Judiciário e a valorização pessoal do juiz”, destaca o magistrado.
A nova diretoria, conforme preconiza em sua carta de princípios, pretende envolver a magistratura catarinense na solução das questões político-jurídicas que o país vivencia, “por entender como imperiosa a participação da classe nesses momentos, demonstrando a importância do Poder Judiciário forte e independente no Estado Democrático de Direito”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC