Campanha “Operação Eleições Limpas” é lançada em Rio do Sul


Eleicoes_limpas_Rio_do_Sulcerta_0Magistrado durante o lançamento da campanha na Unidavi

O Juiz Edison Zimmer lançou em Rio do Sul nesta segunda-feira, 25 de setembro, a campanha “Operação Eleições Limpas – A luta dos juízes pela ética na política”. Criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha tem como objetivo discutir e orientar a sociedade brasileira sobre a importância do voto consciente nas eleições deste ano. Pela manhã, o magistrado apresentou aos alunos do colégio Professor Henrique Fontes a cartilha voltada para o público infanto-juvenil.

Uma segunda cartilha, destinada aos atuais eleitores, foi apresentada à noite, na Unidavi. “A campanha visa a esclarecer a população através dessas cartilhas. Nós desejamos que a escolha dos nossos governantes seja calcada em decisões racionais e avaliações da trajetória histórica de cada um dos candidatos”, destaca o Juiz Edison Zimmer. A cartilha para os eleitores traz informações sobre quais as regras de uma campanha eleitoral, como fazer para fiscalizar os candidatos, quais os requisitos para iniciar a arrecadação de recursos, qual a legislação com todo o regulamento, o que é permitido numa campanha, quais os limites de gastos, quais doações são permitidas, o que pode e o que não pode fazer na propaganda eleitoral, e outras regras importantes para se ter uma eleição sem corrupção e transparente.

Além disso, indicações de sites importantes sobre a história de cada candidato também estão destacados no final do manual.

Já a cartilha infantil tem como personagem principal o Menino Maluquinho e objetiva fomentar o debate eleitoral no ambiente escolar. O personagem infantil junto com a professora da classe trabalha a reflexão das crianças durante a campanha eleitoral para escolha do animal-símbolo da escola. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de conhecer o que é certo e o que é errado no processo eleitoral.

Os eventos contaram com as presenças dos Juízes Eleitorais de Rio do Sul, Manuel Cardoso Green (102ª Zona) e Luiz Cláudio Broering (26ª Zona), além do Presidente da OAB-Subseção de Rio do Sul, a advogada Niladir Butzke, o vice-Reitor da Unidavi, professor Célio Simão Martinhago, e dos Promotores Eleitorais Marcelo Mengarda (102 ª Zona) e Havah Emilia Piccinini Mainhardt (26ª Zona), além de inúmeros advogados e representantes de entidades de classe.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *