O Projeto Ecando, desenvolvido pela Comarca de Itapiranga, avançou mais uma etapa no mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança e do Professor. Foram distribuídos mais de 30 mil encartes com a colaboração dos seguintes veículos de notícias: Jornal Imagem (São Miguel do Oeste), Jornal Expresso (Herval do Oeste), Jornal Força do Oeste (Itapiranga), Jornal Informe – O Diário do Contestado (Caçador), Jornal Voz do Vale (Presidente Getúlio), Jornal Expresso Diário (Imbituba), Jornal Diário do Planalto (Canoinhas), Jornal Tribuna Popular (Caçador), Jornal Expresso do Oeste (Palmitos), Jornal A Coluna (Videira) e Jornal Página 3 (Balneário Camboriú). O referido material também está sendo distribuído durante a Oktoberfest de Itapiranga, visando a atingir o público local e visitante.
Na tarde da última sexta-feira, foram entregues vários livros (num total de R$ 1,5 mil) para as Bibliotecas Públicas dos Municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. Dentre os títulos estão obras relacionadas à literatura infanto-juvenil, educação, família, drogas e sexualidade. No mesmo horário, junto ao átrio do Fórum, houve a entrega de cestas de material de apoio às APAE’s dos referidos municípios, visando a colaborar com o dia-a-dia de tais entidades que lutam diariamente pela inclusão de crianças e jovens portadores de necessidades especiais. O material conta com livros, jogos educativos e materiais didáticos.
Ainda no mês de outubro houve a consolidação da Rede Apeca (Rede Amiga do Projeto Ecando), composta por empresas que durante seis meses contribuirão com o Projeto através da doação mensal de R$ 30,00. São elas: Parati S/A, Iporã Auto Peças, Escritório Contábil Oeste, SMO Internet Provider, Câmara de Vereadores de Itapiranga, Cervejaria Miramar, Prefeitura Municipal de Itapiranga, Hotel União, Abastecedora Líder, Francar Veículos, Sicoob, Sesi Farmácias, Lojas Harmonia, Bragomar Veículos, Gráfica Porto Novo, Flavio Mueller Dentista, OAB/SC, Mabella Carnes, Conselho da Comunidade da Comarca de Itapiranga e Kyly.
Conforme asseverou Rodrigo Pereira Antunes, Juiz da Comarca e idealizador do Projeto, a Rede Apeca é a maneira encontrada para subsidiar o projeto e envolver o empresariado na luta pela divulgação dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente. A Rede Apeca I teve início no mês de outubro, com término previsto para fevereiro de 2007, quando haverá formação de novas alianças. As empresas e profissionais liberais interessados na formação da 2ª edição da Rede Apeca poderão contatar através do telefone (49) 3677-0210 (Andréia) ou pelo e-mail (ac13693@tj.gov.br).
Dando continuidade às ações referentes ao Projeto Ecando – Ano II e visando a atender a demanda de capacitação de Conselheiros Tutelares, ocorrerá ainda este mês a distribuição de questionários aos Conselhos Tutelares do Estado, com o objetivo de levantar idéias para a formação de um projeto piloto de Capacitação. Os dados coletados até o dia 13 de novembro serão tabulados pela equipe do Projeto, sendo que a Capacitação Piloto ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro de 2006 nas dependências da FAI (Faculdades de Itapiranga). Os primeiros Conselhos convidados serão os representantes dos municípios da região da AMEOSC (Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis).
Rodrigo Pereira Antunes, Juiz da Comarca, esclarece que o projeto será exposto por ocasião da reunião dos prefeitos das AMEOSC na primeira semana de novembro, na qual serão esclarecidas as dúvidas e distribuídos os 40 convites para o evento. Estão confirmados para o evento Andréia Coradi (Assessora Judiciária, especialista em Direitos da Criança e do Adolescente), Marlise Anschau (Psicóloga), João Eduardo Schacker (Psiquiatra e especialista em drogadização), Sérgio Ribeiro (Terapeuta Familiar e especialista em drogadização) e Tânia Nunes de Oliveira (Assistente Social Forense), além do magistrado.
Dentre os temas a serem abordados no evento estão: ECA, Família, Drogas, Violência Sexual, Atribuições dos Conselhos Tutelares, FIA, CMDCA, Educação e Saúde Mental dos Conselheiros. Serão ainda realizadas oficinas com análise e estudo de seis casos práticos relacionados ao dia-a-dia dos conselheiros, envolvendo as questões abordadas durante a capacitação. Após a apresentação do piloto e solidificação de idéias, o Projeto “Ecando com Conselheiros Tutelares” será apresentado às demais regiões do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC