No encontro, projeto Agente da Paz é apresentado ao vice-governador
O vice-governador do Estado, Leonel Pavan, conheceu na manhã do último dia 18 de abril o projeto Agente da Paz, lançado em setembro de 2005 pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e coordenado pela juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso.
O projeto tem como parceiros o Poder Judiciário, Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, UDESC, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia, entre outros.
Participaram do encontro a referida juíza, o secretário regional de Itajaí Dão Koëdermann, a Coordenadora Pedagógica do projeto, Sandra Mári Córdova D’ Agostini – da Secretaria Estadual da Segurança Pública -, e a assessora de eventos da AMC, Andréa da Silva.
Pavan mostrou-se entusiasmado com a iniciativa e com os desdobramentos do “Agente da Paz”, já lançado em 11 municípios. Segundo o vice-governador, o projeto, a partir da escola, chega às famílias, o que considera fundamental para redução das violências de modo geral, acrescentando ainda que “há a necessidade de se construir um ‘sentimento’ de construção de paz, por meio de projetos educativos como esse”.
De acordo com a Juíza Sônia Moroso, a garantia de continuidade do projeto depende de maior sensibilização, articulação e estabelecimento de parcerias interinstitucionais, além do apoio da sociedade, constituindo assim mecanismos operacionais, eficientes e eficazes ao seu desenvolvimento e implementação: “Todos unidos em prol de um objetivo comum”, qual seja, “substituir a cultura da violência, por uma cultura de paz!”, através da educação.
Como resultado prático de tal encontro foi acordado entre o vice-governador e a representante da AMC um Protocolo de Intenções para viabilizar um convênio técnico-financeiro, em curto prazo, para possibilitar a alavancagem, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, nos locais onde já se encontra instalado, e nas demais regiões e municípios catarinense. Além disso, Pavan sugeriu um encontro com o governador Luis Henrique da Silveira e seu secretariado, para explanação do Projeto objetivando uma maior sensibilização de todos.
Entre as principais vitórias do projeto Agente da Paz está a aprovação, pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), da lei que cria a Semana da Cultura da Paz em Santa Catarina, que prevê a realização de atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas em diversos municípios, no período entre 5 e 12 de outubro. As ações, que virão dos poderes públicos e da iniciativa privada, ocorrerão de forma conjugada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC