O cuidado com os Magistrados em fase de transição para a aposentadoria foi tema de destaque na Reunião Conjunta da AMC, que reuniu diretoria colegiada com os diretores de departamentos, coordenadores regionais, conselheiros e ex-presidentes no último dia 29 de agosto.
Na oportunidade, o novo diretor do Departamento de Aposentados, Desembargador Sérgio Isidoro Heil, destacou que o tema deve receber atenção da AMC por sua relevância e impacto para os associados. Aposentado em maio deste ano, o Desembargador relatou sua experiência pessoal com a transição para a aposentadoria:

O tema também foi discutido na reunião da Coordenadoria de Aposentados da Associação Brasileira de Magistrados (AMB), no último dia 28. O 2º vice-presidente da AMC, Desembargador Salim Schead dos Santos, participou do encontro e reforçou a importância de iniciativas que contribuam para uma aposentadoria planejada e saudável.

O vice-presidente da AMC destacou também que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prevê a implementação de programas de preparação para a aposentadoria na Resolução 26, publicada em 2024.
Magistrados de SC terão primeiro curso sobre o tema
Entre os dias 24 a 26 de setembro será realizado o primeiro Curso de Preparação para a Aposentadoria: Planejamento e Valorização, promovido pela Academia Judicial em parceria com a AMC, com programação focada em aspectos essenciais para esta nova etapa da vida: saúde física e mental, conexões sociais, planejamento financeiro e projetos de vida.
Podem participar os Magistrados que:
| percebam abono de permanência;
| estejam aposentados há no máximo 2 anos;
| estejam a até 5 anos da aposentadoria voluntária;
| estejam a até 10 anos da aposentadoria compulsória por idade;
| tenham indicação de aposentadoria por incapacidade.
A Juíza Maria de Lourdes Simas Porto, diretora da AMC já inscrita para participar do curso, compartilhou seu interesse pelo tema:

As inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro e podem ser realizadas neste formulário online.
A AMC segue comprometida em fortalecer ações que valorizem o percurso profissional e ofereçam suporte nas transições de carreira, reconhecendo a importância de cada etapa da trajetória na Magistratura.