Herval d’ Oeste adere ao Projeto Agente da Paz 05/11/2007

 

No próximo dia sete de novembro, a comarca de Herval d’Oeste completa quatro anos de instalação. Para comemorar a data e atenta ao aumento da violência na Comarca, a juíza Alexandra Lorenzi da Silva resolveu lançar o projeto Agente da Paz na cidade na data comemorativa, bem como continuar a desenvolver e implantar, no dia oito de novembro, o “Projeto de Atenção e Prevenção às Violências”, elaborado pela magistrada em conjunto com a Comissão Municipal de Combate à Violência. “O que se pretende é viabilizar espaços de atenção para a cultura da paz, pois, segundo o lema de Roerich, “onde há paz, há cultura; onde há cultura há paz”, diz a juíza.
 

O Juiz Alexandre Dittrich Buhr, de Capinzal, representará a coordenação geral do projeto no evento. Além de falar sobre as relações individuais e coletivas, o magistrado pretende instigar o público a refletir sobre o que cada um tem feito pela paz. “Queremos lançar esse questionamento: será que no dia a dia, nas nossas relações familiares, profissionais nós somos agentes da paz ou de litígio?”, destaca. O magistrado explica que em Capinzal, comarca que engloba também os municípios de Piratuba, Ipira, Lacerdópolis e Ouro, o projeto teve boa aceitação por parte da comunidade local. “O resultado tem sido fantástico. Durante a Semana da Paz (em outubro) desenvolvemos 38 atividades, com destaque para o Abraço da Paz, que envolveu e emocionou toda a comunidade”, ressalta.

O “Agente da Paz” pretende propor e desenvolver ações conjuntas e interinstitucionais e multi-profissionais de enfrentamento à violência, nas diferentes manifestações, sendo que seu objetivo principal é promover espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações voltadas à temática da cultura da paz.

Programação

Dia 7/11, quarta-feira
19h – Composição da Mesa e Lançamento Projeto “Agente da Paz”
20h – Apresentação do Filme do Projeto de Mobilização “Por uma nova cultura de Paz” / Apresentadora: Prof. Sandra Mári Córdova d’ Agostini
21h – Coquetel
21h30 – Apresentação “Realidade Social da Comunidade Hervalense” – palestrante Tatiana Shuh
22h – Debates
22h3 – Assinatura e entrega dos Termos de Adesão ao projeto.

Dia 8/11, quinta-feira
19h – Composição da Mesa e Lançamento Projeto “Atenção e Prevenção às Violências”
20h45– Apresentação do Protocolo de Normatização do Núcleo de Atenção e Prevenção às Violências, para aplicação aos órgão que atendem o público alvo do projeto.
21h30 – Coquetel
21h30 – Explanação de métodos e técnicas atuais para serem utilizados com as vítimas de violência familiar. Nesse momento, também será abordado as ações já realizadas que tratam do assunto, e um filme para conscientização da necessidade de falar e esclarecer a questão da violência doméstica.
22h30 – Assinatura e entrega dos Termos de Adesão ao projeto

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *