O “Agente da Paz” vai chegar a mais uma cidade catarinense hoje, com o lançamento do projeto no município de Bombinhas, no litoral norte do estado. A cerimônia de inauguração da iniciativa está marcada para as 19h de hoje, no auditório Solange Maria da Silva, na sede da Prefeitura Municipal.
A juíza Simone Faria Locks Rodrigues será a responsável pelo “Agente da Paz” na cidade. Por parte do Executivo Municipal, a coordenação ficará por conta da diretora de integração educacional da Secretaria de Educação, Raquel da Silva Yee.
Considerado um município “jovem” – fundado em 1992 –, Bombinhas faz parte da comarca de Porto Belo. Com cerca de 11 mil habitantes e a 75 km da capital Florianópolis, a cidade tem o turismo como principal atividade econômica.
Atividades
Cidade litorâneo tem economia baseada no turismo
A partir do lançamento, a coordenação do projeto planeja realizar uma série de atividades pedagógicas ainda neste ano com as crianças da rede escolar do município. Concomitantemente, um cronograma de atividades de maior abrangência será elaborado para o ano que vem.
Na “Semana da Paz” deste ano, entre cinco e 12 de outubro, Bombinhas contou com um amplo programa de ações, apesar de, na época, ainda não fazer parte oficialmente do “Agente da Paz”. Movimentos reflexivos, sessões de leitura, atividades escolares como artesanato e dança, apresentações artísticas e encontro de jovens foram algumas das atividades realizadas.
A inovação no município foi o uso da mídia local durante a Semana. Canções e mensagens sobre a paz e entrevistas com os coordenadores do projeto, como a juíza Simone Locks Rodrigues, fizeram parte da pauta dos veículos locais no período.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC