O Jurista Dalmo de Abreu Dallari será um dos palestrantes da Conferência de Formação e Recrutamento de Magistrados e do evento alusivo aos 55 anos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e 30 da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Em seu painel, marcado para às 14h do dia 17/06, ele abordará o tema “Formação de Magistrados para a Cidadania”.
Segundo Dallari, os cursos jurídicos estão sendo omissos ao não prepararem os futuros profissionais para o exercício da Magistratura, mas orientando-os apenas para a carreira na Advocacia. “Ocorreram, recentemente, mudanças substanciais com relação ao papel do Poder Judiciário e dos Magistrados. E isso também implica em uma nova concepção do Magistrado como Cidadão-Juiz, que atua buscando a conciliação dos interesses, mais do que a aplicação estrita das formalidades legais”, pondera.
O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Academia Judicial (AJ), será realizado no dia 17 de junho, no Pleno do TJ/SC, das 8h30 às 19h30.
Currículo: Dalmo de Abreu Dallari é dono de um vasto currículo. Especialista em Teoria do Estado e membro da Cátedra da UNESCO/USP de Direitos Humanos, já publicou diversos livros. Uma de suas obras mais conhecidas é “Elementos de Teoria Geral do Estado”, publicada pela editora Saraiva.
Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro – intitulando-a de “O Futuro do Estado” – trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar.