Evento AMC destaca saúde física e mental da Magistratura 

Aqueles que escolhem a carreira da Magistratura sabem que terão a rotina constantemente impactada pelos conflitos apresentados em juízo. Além disso, a sobrecarga de trabalho e até mesmo o cenário de críticas, ameaças e desvalorização da carreira têm grande impacto na saúde física e mental dos juízes. Por isso, o equilíbrio entre as dificuldades da vida profissional e a organização da vida pessoal é um desafio que inspira atenção e cuidados. 

Em pesquisa recente realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) metade dos Magistrados brasileiros afirmaram ter necessitado de intervenção médica ou psicológica para tratar dificuldades emocionais ou psíquicas após o ingresso na Magistratura. Além disso, 77% dos Magistrados se sentem mais estressados agora em comparação com o início da carreira. 

Atenta à importância dos cuidados com a saúde física e mental dos juízes, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) procura oferecer atividades que inspirem o constante cuidado com a saúde. É o caso do evento que será realizado na sede balneária da AMC, em Florianópolis, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O Dia da Saúde do Magistrado e a 8ª edição dos Jogos Estaduais da Magistratura contam com jogos esportivos em 20 modalidades, além de palestras sobre saúde física e mental e coletas de exames de rotina em parceria com a Unimed.  

“A AMC está atenta às demandas dos associados e acredita que a promoção de eventos com a prática de exercícios físicos e a confraternização entre colegas é uma ótima forma de melhorar a saúde, tanto física quanto emocional. Nesses momentos, conseguimos compartilhar angústias da profissão e sair da rotina exaustiva de julgamentos”, afirma a vice-presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta.  

“Falar sobre saúde mental é sinal de coragem”, aponta especialista 

A pesquisa “Perfil da Magistratura Latino-americana” demonstrou também que 33% dos Juízes e Juízas do Brasil usam, regularmente, algum tipo de medicamento para controle de estresse e ansiedade ou qualquer outra condição relacionada às suas atividades profissionais.  

A médica psiquiatra Priscilla Maistro destaca a importância do cuidado com a saúde mental dos Magistrados: “Eles tomam decisões diárias que vão impactar a vida de outras pessoas, assim como nós médicos. Estar bem emocionalmente vai impactar na qualidade da resposta que ele dá judicialmente”, destaca.  

A médica aponta que a abertura para buscar ajuda é o primeiro passo para enfrentar as dificuldades emocionais ou psíquicas. “Falar sobre saúde mental não deve ser visto como um sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, aponta. Para tanto, é necessário estar atento aos sinais do corpo. Sintomas como falta de motivação, comportamentos impulsivos, vícios, irritabilidade e até mesmo ansiedade antecipatória devem servir de alerta e motivar a procura por ajuda médica ou psicológica. 

Prática de esportes é aliada nos cuidados com a saúde mental  

Uma das formas de prevenção dos problemas emocionais e psíquicos causados pelo esgotamento do trabalho é a chamada “medicina do estilo de vida” que prevê a manutenção de relacionamentos saudáveis, boa alimentação, prática de exercícios físicos, higiene do sono e controle dos vícios. 

A prática de exercícios, especialmente, traz benefícios que vão muito além da saúde física. A médica Priscilla Maistro explica que durante a prática de esportes ocorre a produção de serotonina – conhecido como o hormônio da felicidade – que promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, oferecendo à mente um descanso dos padrões de pensamentos que afligem a pessoa com ansiedade e estresse.  

O diretor do Departamento de Esportes da AMC, Juiz Guilherme Mazzucco Portella, acredita que por meio dos esportes é possível desligar da rotina estressante e cuidar de sua saúde física e mental. “O Departamento de Esportes da AMC está constantemente atento a oportunidades de realizar eventos esportivos aos seus associados e dependentes, a fim de que possam cuidar de seu corpo, mente e espírito, bem como conhecer novos colegas e rever amigos cujo convívio é prejudicado por conta das peculiaridades do exercício da Magistratura.”