Magistrados defendem Teses de Doutorado no Auditório do TJSC

Três teses de doutorado com dupla titulação foram defendidas por magistrados em bancas no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça, com a abertura dos trabalhos em solenidade, na segunda-feira (9/12). O ministro Edson Fachin, através de videoconferência, integrou a banca do juiz Maximiliano Losso Bunn, que tratou do tema “A Solução Adjudicada como Ultima Ratio no Processo Compositivo da Lide: os Equivalentes Jurisdicionais enquanto Condicionantes de Acesso à Justiça”.

O magistrado Romano Enzweiler vai discorreu sobre “Responsabilidade Civil por Dano ao Meio Ambiente: da Probabilidade pela Perda da Chance à Possibilidade pela Aplicação da Lógica Fuzzy”. Já na terça-feira (10/12), o juiz Frederico Andrade Siegel abordará “Sistemas de Acesso e Formas de Exercício do Poder Estatal: Democracia e Tecnocracia”. Com dupla titulação (Univali/Alicante-Espanha) aos aprovados, o doutorado é resultado de convênio do Tribunal de Justiça, através da Academia Judicial e com a Universidade do Vale do Itajaí – Univali e a Universidade de Alicanti – Espanha.

Apresentação

Antes do início dos trabalhos os juízes Bruno Makowieky Salles, Fernando de Castro Faria, Marco Aurélio Ghisi Machado e Maurício Cavalazzi Póvoas apresentaram de forma sucinta a tese que defenderam na Universidade de Perugia, na Itália. Realizadas no dia 20 de novembro, as bancas também tiveram transmissão ao vivo pelo YouTube. Este curso de doutorado é semelhante ao convênio assinado com a Univali e Alicanti.

A solenidade contou com a presença do diretor executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Cézar Medeiros, representantes da Univali e da Universidade de Alicanti e da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Jussara Wandscheer.

Veja mais: Defesas de Teses de Doutorado de Magistrados terão transmissão ao vivo