Voto Consciente: Diretor Geral da Esmesc faz palestra para alunos do IEE

Nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), o juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) e titular da 101ª Zona Eleitoral, participou da III Semana Multicultural, promovida pelo Instituto Estadual de Educação (IEE). Com o tema “Cidadania e Voto”, Silva palestrou para os alunos do último ano do ensino médio, com idade entre 16 e 17 anos.

Em pouco mais de uma hora de debate, os alunos participaram com perguntas sobre o seu papel como cidadão e a importância do voto. “Vocês precisam ver o voto como um direito e não como uma obrigação. Como um direito de poder participar da vida política do país”, falou para os jovens.

O magistrado explicou aos estudantes a importância de votar de forma consciente, em candidatos que demonstrem possuir aptidão para os cargos que pleiteiam e que não tenham nenhum envolvimento em casos de corrupção. “No próximo ano teremos as eleições presidenciais. E vocês têm a chance de votarem, de forma facultativa, de dizer quem vocês querem que seja o presidente do país. É uma possibilidade de decidir o futuro, de fazer algo para que as mudanças que vocês almejam possam acontecer”, ressaltou.