Em Lages, Tribunal do Júri se reúne para julgar homem acusado de assassinar o próprio pai

O Tribunal do Júri, da Comarca de Lages, se reunirá dia 12 de novembro, às 10h, para julgar o réu Paulo Henrique Paim, que é acusado de matar a facadas o próprio pai e foi pronunciado por homicídio duplamente qualificado (pelo meio cruel e pela surpresa), praticado contra uma pessoa enferma e maior de setenta anos de idade. Os fatos ocorreram há quase um ano, em 22 de novembro de 2012.

Como os acontecimentos são recentes e tiveram uma grande repercussão na região, inclusive na imprensa local, o juiz Geraldo Corrêa Bastos, que atua na Vara Criminal, e presidirá o julgamento, acredita que haverá uma grande movimentação popular no fórum. “O fator positivo, que destacamos, é a celeridade imposta na marcha processual, já que em menos de um ano o Júri já está sendo realizado”, destaca.

O crime – Na residência da vítima, quando a mesma se encontrava repousando, convalescendo de uma cirurgia que havia se submetido recentemente, o réu, que então cuidava de seu pai, se utilizando de uma faca, surpreendeu a vítima com mais de quinze golpes. A vítima foi encontrada já sem vida, por seus familiares. Paim foi visto no velório chorando copiosamente. Após, quase vinte dias após os fatos, é que a polícia concluiu as investigações, requerendo, inicialmente, a prisão temporária do suspeito, que foi prontamente deferida. Expedido e cumprido o mandado, o réu foi interrogado e confessou com detalhes toda a prática criminosa. Posteriormente a prisão temporária foi convertida em preventiva, permanecendo preso o acusado até a sentença de pronúncia, oportunidade em que foi solto, sendo-lhe permitido aguardar o julgamento pelo Tribunal do Júri em liberdade.