Desembargador Nelson Schaefer Martins toma posse na Presidência do TJ/SC

O desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins tomou posse como novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) na última sexta-feira, 31. Natural de Tubarão, 59 anos, o magistrado assumiu o cargo em solenidade que lotou o auditório do TJ/SC e que contou com a presença de autoridades das esferas federal e estadual dos três Poderes – governador e ex-governadores do Estado, senadores, ministros do STJ, conselheiros do CNJ, desembargadores federais e representantes de outros tribunais de justiça do país, além de deputados federais e estaduais e prefeitos.

A transmissão do cargo foi realizada pelo desembargador Cláudio Barreto Dutra, que deixou a chefia do Judiciário catarinense. Em breve discurso, Dutra disse deixar o poder com a sensação do dever cumprido e a certeza de ter se dedicado de forma integral na condução dos interesses da instituição nos últimos dois anos.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Sérgio Luiz Junkes, a nova diretoria dará continuidade ao excelente trabalho realizado pelo desembargador Cláudio Barreto Dutra. “É um ciclo que se encerra com chave de ouro. A passagem do desembargador Dutra deixou um registro de homem de ação, que executou suas responsabilidades com profunda maturidade. Tenho certeza de que a nova gestão também deixará sua marca, de modo que apresentamos os nossos votos de sucesso ao desembargador Nelson Schaefer nesta nova jornada”, ressaltou. 

Logo após assumir o posto e ser condecorado com a Medalha de Honra – Grande Mérito, coube ao desembargador Nelson empossar os demais integrantes do corpo diretivo, igualmente eleitos em sessão do Pleno do TJ no dia 4 de dezembro de 2013. Assumiram postos de comando, na oportunidade, os desembargadores José Antônio Torres Marques (1º vice-presidente), Luiz César Medeiros (corregedor-geral de Justiça), Sônia Maria Schmitz (2º vice-presidente), Cláudio Valdyr Helfenstein (3º vice-presidente) e Ricardo Orofino da Luz Fontes (vice-corregedor-geral).

Em seu discurso de posse, o novo presidente agradeceu o apoio que recebeu de todos os seus pares no último pleito, e frisou que tal apoio garante a legitimidade necessária para colocar em prática seu plano de gestão estratégica, voltado para novos avanços do Judiciário. Demonstrou total confiança no bom relacionamento entre os Poderes, para revertê-lo em melhores condições de vida aos catarinenses. Discorreu sobre a participação dos demais desembargadores na administração do Judiciário e elencou as áreas que terão atenção especial doravante. Entre elas, o sistema prisional, os juizados especiais, a infância e juventude e a comunicação social.

“É também compromisso da nova administração do Tribunal a incessante e incansável busca pela eficiência na área de gestão de processos, e pela efetividade do processo com a utilização de todos os instrumentos e tecnologias ao nosso alcance, além da oferta de uma melhor resposta aos jurisdicionados, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nosso Estado”, enfatizou o novo presidente. Fez ainda homenagem ao recentemente falecido desembargador aposentado Norberto Ungaretti, seu mestre nos bancos universitários, e agradeceu o apoio de toda sua família. Ao encerrar a sessão, foi aplaudido de pé pelos presentes. 

Na sequência, em cerimônia na Corregedoria-Geral da Justiça, como já é tradicional, houve também a transmissão de cargo entre os desembargadores Salete Silva Sommariva e Luiz César Medeiros.