Seminário debaterá Constituição e Direitos Políticos

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Desembargador Irineu João da Silva (EJESC), com apoio da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), promoverá, nos dias 14, 15 e 16 de abril, o “Seminário Constituição e Direitos Políticos”.

Na programação, temas relacionados com o processo eleitoral e político brasileiro, e também uma análise da atual situação do quadro político internacional. Na visão do diretor da EJESC, o Juiz do Tribunal Regional Eleitoral Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, o seminário será uma excelente oportunidade para aprofundar temas relacionados com a atual crise da democracia representativa. “Teremos palestrantes da Itália, Colômbia, México, Argentina, Peru, todos profundos conhecedores da realidade política de seus países e, além disso, expressivos nomes da área jurídica nacional e local, que contribuirão muito para a excelência dos debates”, avalia Peregrino Ferreira.

Para o presidente da AMC, Juiz Sérgio Luiz Junkes, o seminário é uma oportunidade para discutir questões importantes do cenário político brasileiro, principalmente ligados à Constituição Federal. "Debater a sua efetividade e os desafios futuros em relação às mudanças sociais e econômicas é primordial para o exercício da magistratura”, ressalta.

O evento será realizado no Auditório do Fórum do Norte da Ilha, bairro Trindade, Florianópolis. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site do TRE/SC, na página da Escola Judiciária Eleitoral – EJESC. As inscrições são gratuitas, mas a Escola sugere a entrega, no dia e local do evento, de um livro, um quilo de alimento não perecível ou um agasalho, que serão doados para entidades assistenciais.

Também haverá transmissão de todo o seminário por meio do canal TRESC, no YouTube, com livre acesso e sem necessidade de prévia inscrição.

O seminário tem como público alvo Juízes e Promotores eleitorais, Servidores da Justiça Eleitoral, Advogados, representantes de partidos políticos, pesquisadores, corpos docentes e acadêmicos, imprensa especializada e demais interessados.