Conferência de Saúde Mental e Direito ganha apoio do MPSC e Assembleia Legislativa

A presidente em exercício da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juíza Mônica Elias De Lucca, acompanhada do presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Eduardo Mylius Pimentel, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (19), com membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, para tratar de parceria na realização da 2ª Conferência Nacional de Saúde Mental e Direito. O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril, no auditório da AMC, em Florianópolis (SC).
 
Durante a conversa, a magistrada apresentou a programação da conferência e acertou detalhes da realização. "A experiência do ano passado mostrou o quanto este debate interdisciplinar é rico e necessário", pontuou a Juíza. Da programação, a Juíza Mônica destaca as oficinas temáticas como uma ferramenta indispensável para transformar o debate em encaminhamentos concretos.
 
No MPSC, participaram da reunião as Promotoras de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi, diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e Caroline Cabral, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH). Para elas, dentre as demandas que recebem, a capacitação na área de Saúde Mental é uma importante solicitação dos Promotores de Justiça em Santa Catarina. "Os profissionais esperam por resoluções práticas neste sentido", pontuou a Promotora Vanessa.
 
Segundo a magistrada, o apoio e participação do Poder Legislativo é essencial,  "A participação dos parlamentares é indispensável para a interação dos Poderes com os profissionais de saúde" . A coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, também ressaltou a importância da parceria, sobretudo, porque coloca o Estado de Santa Catarina no cenário nacional.
 
Para esta edição, os organizadores estimam uma boa expectativa de público, em especial, na participação dos operadores do Direito. Outras informações e inscrições serão divulgadas em breve.