Nota pública da AMC em apoio ao ministro Edson Fachin

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em nome dos juízes e desembargadores do Estado de Santa Catarina, vem a público para manifestar o seu repúdio às ameaças ao ministro Edson Fachin, as quais colocam em risco não só a integridade de Sua Excelência, como também a de sua família. Toda e qualquer tentativa de ataque à independência da magistratura brasileira deve ser repelida, de plano, não só por aqueles que operam o Direito, mas por toda a sociedade.
 
Ameaças a membros do Poder Judiciário não podem ser relegadas ao esquecimento ou banalizadas. É preciso ir fundo nas investigações e que os eventuais responsáveis sejam devidamente identificados e punidos com o rigor da lei, sob pena de se colocar em risco o próprio Estado Democrático de Direito. Mais do que nunca, a magistratura brasileira precisa estar unida e seguir firme no cumprimento de seu dever constitucional de exercer a jurisdição com coragem e, acima de tudo, com segurança.
 
Ao ministro Edson Fachin e seus familiares, a AMC manifesta total apoio e a sua solidariedade. E de igual modo espera que o caso seja acompanhado com a máxima atenção por parte das autoridades competentes, a fim de se preservar uma das mais caras prerrogativas da magistratura e uma das principais conquistas em favor da cidadania: a independência funcional dos juízes brasileiros.