Oficinas Profissionalizantes geram oportunidades a adolescentes no Sul de Santa Catarina

Um grupo de 11 adolescentes viveu uma noite especial na noite de quinta-feira (27/9) com a formatura em cursos de informática, vendas e costura, no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Sombrio. Eles participaram do 8º Ciclo das Oficinas Profissionalizantes – A oportunidade pode mudar um destino, desenvolvido desde 2014 pelo juiz Evandro Volmar Rizzo, diretor do foro e titular da 2ª Vara.
 
O programa é voltado para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e envolve não apenas o Poder Judiciário – incluindo a assistente social Francine Heidrich Coimbra, e da oficiala da Infância e Juventude, Alzira Scheffer Rabelo, mas também o Ministério Público, administração municipal, empresários e a sociedade. A família também participa no acompanhamento às atividades desenvolvidas, com resultados positivos na inclusão destes jovens no mercado de trabalho e redução da reincidência.
 
“Procuramos utilizar a prática do ato infracional como uma oportunidade de interferir positivamente na vida do adolescente por meio de uma abordagem ampla e comprometida com a eficiência da medida socioeducativa aplicada em ambiente aberto”, afirmou Rizzo. A solenidade foi acompanhada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Júnior, e de representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e do empresariado local.