Comarca de Abelardo Luz promove II Natal Solidário

Começou na última quarta-feira (07/12), na Comarca de Abelardo Luz, no Oeste do Estado, a segunda edição do “Natal Solidário”. A campanha tem por objetivo, a exemplo da realizada em 2004, a arrecadação de alimentos para distribuição às famílias carentes do município, de acordo com os cadastros da assistência social da Prefeitura, do Fórum e do Conselho Tutelar.

A iniciativa partiu dos dirigentes do Fórum local, e conta com o apoio do Ministério, OAB/SC – subseção local, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho da Comunidade, Lions Clube, Leo Clube, Leo Júnior, Rádio Rainha das Quedas, Besc, Crediluz, Banco do Brasil, Coamo, entre diversas outras entidades e particulares.

Neste ano também serão trocadas armas de brinquedo por outros brinquedos. Com o slogan “Troque sua arma de brinquedo por um brinquedo de verdade!”, o “II Natal Solidário” pretende dar oportunidade para as crianças trocarem suas armas de brinquedo por brinquedos mais “saudáveis”, ou seja, por brinquedos que não estimulem a violência. A idéia é criar a “Cultura da PAZ” entre as crianças do município, preconizada no “Agente da PAZ”, projeto de iniciativa da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e já implantado na Comarca de Itajaí.

O evento se estenderá até o próximo dia 22 de dezembro. Neste período, postos de arrecadação de alimentos distribuídos pela cidade, inclusive nos supermercados, estarão abertos para receber as doações. Neste sábado (10/12), integrantes das diversas entidades acima mencionadas farão visitas domiciliares com o objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos para a campanha. Também haverá uma tenda para o recebimento de alimentos e brinquedos na Praça da Liberdade, durante os shows de natal oferecidos pela prefeitura.

A troca das armas de brinquedo pelos brinquedos de verdade (carrinhos, bonecas, etc.) é feita no fórum, de segunda à sexta, das 13h00min às 19h00min. A entrega dos alimentos e dos brinquedos (não trocados pelas armas de brinquedo) serão doados às famílias carentes nos dias 21, 22 e 23 deste mês, diretamente em suas casas e com a presença do Papai Noel.

O “II Natal Solidário” espera arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, além de centenas de brinquedos, superando, assim, a marca de 2004, quando foi arrecadada meia tonelada de alimentos. “Há motivos para se esperar um grande aumento na arrecadação deste ano, pois desde o início da campanha a participação das entidades do município e também dos doadores particulares têm sido bem superior àquela verificada em 2004”, destaca o juiz da Comarca de Abelardo Luz, Fernando de Castro Faria.

O II Natal Solidário conta, ainda, com uma música tema que está sendo tocada na rádio local e cujo refrão diz: “Junte-se a nós, venha cooperar. Seja um amigo, seja um irmão. Não faça de conta que o problema não é seu. Basta você querer, basta ajudar”.

A canção é de autoria do juiz de Direito da Comarca de Abelardo Luz (Fernando de Castro Faria) e foi gravada em 2003 no Studio Luz, em Laguna, por músicos daquela cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC