Itajaí tem programa social destaque na América Latina e Caribe

O Programa Acolher e Cuidar – PAC, mantido pela Passos de Integração (Itajaí/SC) com incentivo da Petrobrás S/A, foi classificado como uma das 20 iniciativas mais inovadoras, sustentáveis e replicáveis dentre as 806 inscritas no concurso “Experiências em Inovação Social “, numa iniciativa da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – Nações Unidas), com o apoio da Fundação W. K. Kellog.

O A primeira fase do concurso avaliou outros 145 programas brasileiros, 137 Argentinos, 127 Colombianos, 122 Mexicanos, 70 Chilenos e 66 Peruanos e selecionou 65 projetos, na segunda fase selecionou 20 projetos e, agora numa terceira etapa busca selecionar os projetos que participarão da Feira da Inovação e Cerimônia de Premiação que acontece em Porto Alegre, RS, nos dias cinco, seis e sete de dezembro deste ano. Nesta terceira fase a entidade recebe a visita do avaliador da CEPAL, Ricardo de Cerqueira, para investigar os detalhes do programa.

O ponto alto da sua visita na região foi a reunião multisetorial, que aconteceu hoje, no Salão do Júri – Fórum de Itajaí com a presença dos Diretores Executivos da Associação Passos de Integração: Jucélia Ferreira; Susi Bellini, Marco Aurélio Seara Jr., Paulo Roberto Daneliczen e Luciane dos Santos; Conselho Tutelar – (CT); Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes – (COMDICA);FÓRUM/DCA;  Abrigos – (Associação Lar da Criança Feliz, Abrigo Luz do Amanhã, Abrigo Novo Amanhecer, Recanto Infantil Marcos Valdir Moroso,  Secretaria da Criança e do Adolescente – (SECAD), Promotor da Vara da Infância e Juventude de Itajaí – (Ministério Público), Juiz da Vara da Infância e Juventude de Itajaí (Poder Judiciário); Prefeito Municipal de Itajaí; Representante da PETROBRAS (parceiro do PAC); Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Assistentes Sociais Forenses e do Ministério Público e Escolas. O evento contou, ainda, com a presença da Juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso (Diretora da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC e Madrinha da Entidade)

O concurso envolve experiências em oito áreas: saúde comunitária, educação básica, programas de juventude, geração de rendas, responsabilidade social corporativa, voluntariado, desenvolvimento rural/agrícola e segurança alimentar/nutrição.  O primeiro prêmio é de 30.000 dólares, o segundo de 20.000 dólares, o terceiro de 15.000 dólares, o quarto e quinto de 10.000 e 5.000 dólares respectivamente. Independente da premiação, segundo Valdirene Mazzetto Moroso, coordenadora da ONG, é importante destacar que um programa desenvolvido em Itajaí, na área da infância e adolescência, se destaca dentre importantes experiências inovadoras de ações efetivas no atendimento infanto-juvenil em toda a América Latina.

Breve História

O Programa Acolher e Cuidar, num primeiro momento, foi apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em 24 de novembro de 2003, após conclusão do trabalho realizado junto ao Poder Judiciário e Ministério Público, iniciado em 2001, pela psicóloga Roberta Fernanda Voltolini, responsável pela elaboração e coordenação técnica do programa em Itajaí, que traçou como objetivo geral – “garantir à criança e ao adolescente egresso dos abrigos do município de Itajaí atendimento, apoio e acompanhamento periódico e sistemático, proporcionando à família, orientação quanto aos cuidados com os filhos, com ênfase aos cuidados relativos à higiene, saúde e educação – bem como, facilitando o encaminhamento para os programas da rede de atendimento municipal, assegurando o acesso a uma melhor qualidade de vida familiar”.

Vinculado a Associação Passos de Integração, a segunda fase do programa iniciou em março de 2004 e atualmente atende 58 famílias e 152 crianças e adolescentes, tendo sido investidos nesse período, entre recursos públicos do Fundo da Infância e do Adolescente em convênio com a Petrobrás S/A, mais de R$ 230 mil. Além da coordenadora, uma psicóloga e duas assistentes sociais se dividem na tarefa de atendimento às famílias.

O Poder Judiciário e o Ministério Público, por meio da Vara da Infância e da Juventude e da 4ª Promotoria da Infância, apóiam o Programa Acolher e Cuidar, que funciona junto ao Fórum da Comarca de Itajaí/SC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC