Posse de novo presidente muda rumos da AMB

 

 

Além da direção, a AMB passará por profundas mudanças nos rumos de sua atuação. De acordo com o presidente eleito, a Associação voltará à sua missão precípua, que é a defesa dos magistrados e de suas prerrogativas. “A AMB é, antes de tudo, o braço político da magistratura e, como tal, deve fortalecer e construir a unidade que protegerá os magistrados brasileiros das consecutivas tentativas de subtração das suas prerrogativas, que são, na verdade, atentados ao direito e à cidadania”, argumentou Nelson Calandra, que ainda pretende desencadear uma campanha nacional para mostrar a importância de uma magistratura e um Judiciário independentes.

Ao lado dessa campanha, Calandra pretende intensificar o diálogo e a interlocução com o Congresso Nacional pelas matérias de interesse da magistratura e do Judiciário brasileiro e, especialmente, combater aquelas que afetam as chamadas prerrogativas do magistrado, como as que extinguem a vitaliciedade, permitindo a demissão de juízes. “Antes de ser uma conquista do magistrado, esta é uma conquista constitucional do Estado. Não se faz justiça nem democracia sem uma magistratura independente e um Judiciário forte e igualmente independente”, sustentou.

Henrique Nelson Calandra foi eleito com 51,73% dos votos nas eleições do dia 26 de novembro deste ano, quando participaram 8,8 mil dos quase 15 mil magistrados brasileiros. Nascido em Itaquaquecetuba, São Paulo, é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), tem 65 anos, e exerce a magistratura desde 1981. Calandra foi presidente da Apamagis, a Associação Paulista de Magistrados (2008/2009), vice-presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (2000); vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM); presidente do grupo Ibero – Americano da UIM; presidente do Conselho da Associação Mercosul pelo Estado de Direito nas Relações Internacionais (1998-2001) e diretor do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre o Poder Judiciário (1997), com sede na Espanha. É magistrado há 29 anos.

Na oportunidade também serão empossados os 11 vice-presidentes, além de secretário-geral e diretora-tesoureira. São eles:

Vice-presidente administrativo: Marcos Sérgio Galliano Daros (PR)

Vice-presidente de esportes: Humberto Costa Vasconcelos Junior (PE)

Vice-presidente de comunicação: Raduan Miguel Filho (RO)

Vice-presidente institucional: Jeronymo Pedro Villas Boas (GO)

Vice-presidente para assuntos ambientais: Rui Guilherme de Vasconcellos Souza Filho (AP)

Vice-presidente de infância e juventude: José Dantas de Paiva (RN)

Vice-presidente de direitos humanos: Renata Gil de Alcantara Videira (RJ)

Vice-presidente cultural: Rosalvo Augusto Vieira da Silva (BA)

Vice-presidente legislativo trabalhista: Lílian Lygia Ortega Mazzeu (SP)

Vice-presidente de interiorização: Maria Luiza Santana Assunção (MG)

Vice-presidente legislativo: Diógenes Vicente Hassan Ribeiro (RS)

Secretário-geral: Nelson Missias de Morais (MG)

Diretora-tesoureira: Maria Isabel da Silva (DF)

A AMB

Maior associação de magistrados da América Latina, com cerca de 14 mil integrantes no Brasil, a AMB congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete de trabalhistas e duas de militares. Magistrados federais também fazem parte do grupo de associados. Além do presidente, da diretoria e das coordenadorias, a AMB conta com 11 vice-presidentes em seu corpo diretivo.

Desde a sua fundação – em 10 de setembro de 1949 – a AMB está voltada para a qualificação dos magistrados e a excelência no exercício da profissão, promovendo debates e cursos de especialização e buscando esclarecer a sociedade acerca das atribuições dos profissionais do Judiciário.

Gestora da Escola Nacional da Magistratura (ENM), a AMB mantém ainda convênios com as escolas estaduais e outras instituições de ensino, investindo, assim, na excelência no exercício da profissão, bem como na consolidação da cidadania brasileira.

A posse do novo presidente a AMB, Henrique Nelson Calandra, acontecerá, às 20h, no Centro de Convenções Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, Brasília (DF).