FIESC, AMC e TJ/SC iniciam capacitação de jovens oriundos das casas de acolhimento de Chapecó

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Sistema Fiesc realizaram, na terça-feira (24/09), em Chapecó, a aula inaugural do projeto Novos Caminhos com o tema “Proatividade no ambiente de trabalho”. O programa terá nove módulos, com previsão de conclusão no fim de novembro.

Divididos em duas turmas – vespertina e noturna – os adolescentes participaram de dinâmicas de grupo e de momentos de interação, ministradas pela coordenadora da área de estágios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Bianca Pauletti. As boas vindas foram dadas pelo desembargador Sérgio Izidoro Heil, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CEPIJ), do juiz Corregedor Alexandre Takashima, do juiz Celso Henrique de Castro Baptista Vallim, do juiz Gustavo Emelau Marchiori, que representou o presidente da AMC, Sérgio Junkes, do vice-presidente da FIESC para a região Oeste, Waldemar Schmitz, e da assistente social Mery-Ann das Graças Furtado e Silva. “É uma iniciativa fantástica. Vimos nos olhos dos adolescentes a esperança de um futuro diferente com a participação neste projeto. Alé m disso, ficamos muito felizes com o fato do projeto ter iniciado em Chapecó. Esperamos que seja referência para as demais comarcas do Estado”, ressaltou Marchiori.

O curso em Chapecó é um piloto para a adoção do projeto em outras cidades do Estado, uma parceria entre a AMC, Sistema Fiesc e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). O objetivo é capacitar profissionalmente os jovens que, ao completar 18 anos, deixam as casas de acolhimento sem nenhuma perspectiva, e inseri-los no mercado de trabalho. "O projeto tem tudo para se tornar uma grande oportunidade de inserção social para muitos jovens catarinenses", afirmou o vice-presidente da FIESC para a região Oeste, Waldemar Schmitz.

A AMC estima que, nos próximos anos, cerca de 600 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os abrigos no Estado. A partir do projeto-piloto será realizado um trabalho junto às indústrias, para que absorvam os egressos do curso por meio de um programa de estágio. No primeiro momento, o projeto vai atender 29 jovens da região Oeste e, futuramente, 472 em todo o Estado. A próxima cidade a receber a iniciativa será Joinville, na região Norte.