Presidente da AMC palestra no Ciclo de Temas Jurídicos da Atualidade em Tocantins

O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, participou, na semana passada (27/09), em Palmas (TO), do I Ciclo de Temas Jurídicos da Atualidade, evento que integra parte das comemorações do 24º aniversário da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto).

O encontro reuniu, ainda, renomados juristas que discutiram com os magistrados tocantinenses, estudantes e operadores do Direito temas como Sustentabilidade do Poder Judiciário – Mediação –; Criação do Texto Jurídico; e Regime Jurídico da Magistratura – Prerrogativa dos Juízes – PEC 53.

No pronunciamento de abertura, o presidente da Asmeto, Helvécio de Maia Brito Neto, fez um relato histórico dos 24 anos de existência da entidade e saudou, de forma especial, os magistrados pioneiros que criaram a entidade em 30 de setembro de 1989, ressaltando as conquistas históricas e os desafios da atualidade.

Palestras

Logo após a abertura, iniciou-se a palestra do desembargador Vanderci Álvares, professor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), com o tema “Sustentabilidade do Poder Judiciário – Mediação”. Para o desembargador paulista, as escolas de Direito e o Poder Judiciário precisam priorizar a mediação na solução de conflitos, se quiserem diminuir a judicialização crescente que se verifica nos últimos anos e que ocasiona grandes despesas aos cofres públicos.

Ainda pela manhã foram realizadas as palestras da juíza Maria Inês Correa Cerqueira Targa, que falou sobre “O Juiz Gestor – Uma Atuação Ética, Eficaz e Eficiente”; e do juiz Antônio Sbano, da Anamages, que versou a respeito do “Regime Jurídico da Magistratura – Prerrogativas dos Juízes e Pec 53”.

O evento contou ainda, já no período da tarde, com exposições do promotor de Justiça Paulo José de Palma, do Ministério Público do Estado de São Paulo; o juiz José Carlos Laitano, membro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e do juiz Sérgio Luiz Junkes, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Visitas e homenagens

Durante a sua estada em Palmas (TO), o presidente da AMC aproveitou para visitar a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), Ângela Prudente, com quem tratou de assuntos de interesse da classe.

Na noite do dia 27/09, Junkes participou de um jantar promovido Asmeto, onde foi homenageado juntamente com outras autoridades, entre elas, o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos. O presidente da AMC também conversou com o chefe do Executivo de Tocantins, o qual garantiu que apoiará os pleitos da magistratura, entre eles, o adicional por tempo de serviço (ATS) e recomposição subsídios.