Juiz catarinense debate a revista vexatória com especialistas latino-americanos

Em meio aos especialistas latino-americanos, que participam do “Seminário Pelo Fim da Revista Vexatória, está o juiz catarinense João Marcos Buch como o único brasileiro. Referência na defesa dos direitos humanos, o magistrado atua na corregedoria do sistema penitenciário da Comarca de Joinvile. O evento ocorre na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), na Capital paulista, no dia 28 de outubro.

A "revista vexatória" consiste em uma revista extremamente humilhante, como obrigação de tirar a roupa e ter órgãos genitais revistados sob pretexto de barrar a entrada de drogas e celulares nas cadeias. Neste sentido, os palestrantes querem avaliar, até quanto os próprios presos perdem que suas mães, filhas e esposas deixem de visitá-los para evitar passar por essa prática humilhante e abusiva.

O encontro é aberto a todos, a partir das 9h30, e é organizado pela Conectas e pela Rede de Justiça Criminal, com apoio do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Os interessados podem se inscrever através do email [email protected]