Magistrados da região serrana recebem comitiva do TJ/SC

Dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (26/02), no fórum da comarca de Lages, com magistrados da região serrana, em continuação à política de aproximação do Tribunal com o primeiro grau de jurisdição, estabelecida pela atual diretoria. O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Sérgio Luiz Junkes, acompanhou a comitiva durante a visita na Serra catarinense.

Durante o encontro, presidido pelo presidente do TJ/SC, Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, a cúpula da Justiça catarinense manifestou os seus propósitos e abriu espaço para que os magistrados da região pudessem expor as principais carências das comarcas locais.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do TJ fez questão de destacar que ouvir a magistratura de primeiro grau é uma de suas prioridades. “O Poder Judiciário se instala hoje em Lages. Queremos estabelecer um diálogo franco e sincero, por isso viemos aqui de maneira humilde, sem qualquer traço de arrogância, pois entendemos que a Justiça, de 1º ou 2º grau, é uma só, aquela que deve prestar um bom serviço para a sociedade”, ressaltou.

O corregedor-geral de Justiça, Desembargador Luiz Cezar Medeiros, em sua explanação, reforçou esse objetivo e adiantou o binômio de seu trabalho: apoio e orientação. “Queremos ser um órgão de aconselhamento. As inspeções servirão, em verdade, para que possamos ter um diagnóstico que nos auxilie a buscar soluções, sempre a partir de um planejamento estratégico”, resumiu.

A reunião contou com a participação de magistrados lotados nas comarcas de Lages, Curitibanos, Otacílio Costa, Correia Pinto, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Santa Cecília e São Joaquim. “Este é um momento histórico para nós, que pela primeira vez recebemos em nossa comarca toda a alta cúpula do Poder Judiciário”, destacou o Juiz Luiz Nery de Oliveira, diretor do Foro de Lages, em posição compartilhada por boa parte de seus colegas.

O presidente da AMC destacou a importância do encontro, bem como o espírito democrático da atual gestão. “É uma iniciativa histórica, pioneira, inclusive no País. Sem dúvida, é uma demonstração clara de que a atual administração do TJ/SC está alinhada com o pensamento da magistratura de primeiro grau e empenhada em promover cada vez mais a valorização da classe”, frisou. Ele elogiou, ainda, as recentes ações da nova diretoria, entre elas, a reabertura do espaço destinado à AMC no Conselho de Gestão, bem como a atenção aos pleitos remuneratórios dos magistrados.

A comitiva do TJ estava integrada, ainda, pelos Desembargadores Torres Marques, vice-presidente; Ricardo Orofino Fontes, vice-corregedor; Monteiro Rocha, coordenador de Obras do TJ; João Henrique Blasi, coordenador de Planejamento do TJ; Juízes de Direito de 2º Grau Stanley da Silva Braga e Altamiro de Oliveira; Juízes auxiliares da Presidência André Happke e Marcelo Pizolati; os diretores Cleverson Oliveira (DGA), Ronei Baron (DGJ) e Herlei Cantu (DEA); e o chefe da Casa Militar do TJ, coronel Walmir Francisco Moreira.