Escola da Magistratura do Piauí conhece o programa Residência Judicial em Santa Catarina

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) receberam, dia 21 de fevereiro, em Florianópolis, a visita dos membros da Escola da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi) que vieram conhecer de perto o Programa de Residência Judicial e a estrutura das instituições catarinenses.

Na reunião, estava presente o Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, diretor da Esmepi, acompanhado do juiz auxiliar da presidência do TER/PI, Thiago Brandão de Almeida, e do secretário da Esmepi José Fortes Portugal Júnior. Eles foram recebidos pelo presidente da AMC, juiz Sérgio Junkes, e pelo diretor da Esmesc, juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva. Também participou da conversa o juiz Marcelo Carlin.

Fruto de convênio entre o TJ/SC, Academia Judicial, AMC e Escola Esmesc, a Residência Judicial tem por finalidade a realização de atividades jurídicas voltadas à preparação para a magistratura de estudantes da própria escola, desde que tenham concluído os Módulos I e II (ou equivalente), cursem atualmente esses módulos ou, ainda, estejam regularmente matriculados no Módulo III. Em 2012, de 136 magistrados inscritos, 30 atuaram nas funções de orientação aos alunos. Já em 2013, foram liberadas 70 vagas para o programa, número que passou para 110 ainda no ano passado.