Encerramento do Congresso Estadual de Magistrados

Na manhã deste sábado (14/9), foi realizada a última etapa da programação do Congresso Estadual de Magistrados. O evento reuniu centenas de magistrados em Florianópolis, em três dias de debates, palestras e conferências. 

Confira os principais momentos no vídeo:

 

O último dia do Congresso foi marcado pela apresentação do desembargador Ricardo Roesler como pré-candidato à presidência do TJSC. Atendendo ao convite feito pela AMC a todos os pré-candidatos ao cargo, Roesler apresentou os desembargadores que fazem parte da sua equipe nesta campanha: João Henrique Blasi, Volnei Celso Tomazini e Paulo Ricardo Bruschi, respectivamente, para a 1ª, 2ª e 3ª vice-presidência, Soraya Nunes Lins para a Corregedoria-Geral de Justiça,  Dinart Francisco Machado para a Corregedoria Extrajudicial e Paulo Henrique Moritz Martins da Silva para dirigir a Academia Judicial.

Roesler, que já foi presidente da AMC, apresentou também aspectos gerais do plano de gestão elaborado pelo grupo, evidenciando a pretensão de administrar a Justiça Estadual a partir de três eixos norteadores: informação, integração e inovação. “Dicotomias reducionistas como ‘antigos e novos’ ou ‘opositores e apoiadores’ não devem ter espaço”, sugeriu. A valorização da carreira e da trajetória institucional dos servidores da Justiça foi destacada como uma prioridade. “A carreira é o grande patrimônio do magistrado e é essencial que tenhamos planejamento e estabilidade”. 

Respondendo às perguntas dos magistrados presentes, o desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva enfatizou que a representatividade da magistratura de 1º grau não deve ser apenas quantitativa. “Os juízes devem ter voz perante o Tribunal para que os problemas sejam solucionados de forma mais sábia e democrática”, concluiu.

Palestras e lançamento de livro

A programação do último dia do evento contou também com palestras e lançamento de livro. O professor de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina Orides Mezzaroba falou sobre o programa de Mestrado Profissional da Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, realizado em parceria com a UFSC. Conceitos fundamentais sobre nutrição foram apresentados na palestra do médico Carlos André Bastian. Cirurgião do aparelho digestivo, Bastian explicou como a prática de exercícios físicos e a escolha de alimentos nutritivos têm influencia direta na manutenção da saúde dos indivíduos. 

Os participantes do evento também acompanharam o lançamento do livro de poesias “Verdades Movediças” de autoria do desembargador Luis Felipe Siegert Schuch. O magistrado destacou suas motivações para a elaboração da obra e explicou a parceria com o Lar Recanto do Carinho, para onde são destinados os recursos arrecadados com a venda do livro “50 tons de poesia”, lançado em 2013. O procurador aposentado Nuno de Campos, integrante da diretoria do Lar, prestigiou o lançamento e destacou a importância da iniciativa do magistrado.